Uncategorized

Girassol tem alto potencial de lucratividade em sucessão à soja

girassol1O manejo do girassol como alternativa para safrinha vem sendo observado pela equipe da Embrapa Soja nos últimos anos. O pesquisador Cesar de Castro conta que a cultura tem alto potencial de lucratividade em sucessão à soja. Com um sistema radicular profundo, a planta consegue aproveitar melhor a água no período entre o final das chuvas e os meses mais secos.

Em tempos de busca pelos biocombustíveis, é uma oportunidade para o agricultor dispor de duas oleaginosas na mesma área. O óleo de girassol tem um bom preço no mercado e a produção está com preço compatível ao valor da soja atualmente. Quanto à época propícia para plantio, existe um site (www.agritempo.gov.br) à disposição dos interessados, que mostra nos principais estados produtores e por município qual a data indicada de cultivo.

Para quem está, por exemplo, no sudoeste de Goiás, ao entrar no site verá que pode plantar até início e meados de março. De modo geral, na maioria das regiões brasileiras se deve plantar dentro do mês de fevereiro até dia 15 de março, quando ainda tem água para que o girassol sobreviva mais 70, 80 dias — explica Castro.

Os ganhos dependem do investimento e do preço de mercado. Mas, para uma produção de 1800 quilos de girassol, considerando um custo em torno de 800 quilos, o lucro seria equivalente a uma tonelada de girassol por hectare.

O cuidado que o agricultor deve ter é plantar o girassol nas épocas recomendadas pelo zoneamento agroclimático. Mesmo com o bom aproveitamento de água pelas raízes, não adianta plantar quando as possibilidades de chuvas são muito remotas — alerta ele.

Estabelecido desde o Rio Grande do Sul até o Roraima, o girassol é uma realidade no Nordeste devido a uma ação governamental de distribuição de sementes junto à agricultura familiar. Além da colheita, é possível reaproveitar os resíduos em tortas para alimentação de animais. No Cerrado, o destaque é para o Mato Grosso, o maior produtor nacional.

Para preservar a rentabilidade da lavoura é fundamental procurar orientação técnica, identificar a época adequada e adquirir sementes de boa qualidade. É necessário também colocar o girassol, logo depois de colher a soja ou milho. Desse modo, aproveita-se não só a água como a adubação residual da safra, reduzindo bastante o custo da fertilização e garantindo produtividade — orienta o pesquisador.

Embrapa Soja