“Reduzir produção animal não vai reduzir efeito estufa”

Campinas, 24 de Março de 2010 – Segundo relatório das Nações Unidas (ONU) de 2006, a produção animal é uma das grandes responsáveis pelo aumento do efeito estufa que vem degradando o meio ambiente e causando o aquecimento global. Vem daí a conclusão (?) de muitos ecologistas de que, para salvar o planeta, é fundamental reduzir o consumo – portanto, a produção – de carnes e outros alimentos de origem animal.
A pesquisa começa a derrubar essa tese. E um trabalho desenvolvido no campus de Davis (EUA) da Universidade da Califórnia demonstra que a contribuição da produção animal para o efeito estufa foi superestimada pela ONU. Mais: “o clamor contra a produção animal não tem nada de científico e a ONU só ajudou a aumentar a confusão”, declara o Professor Frank Mitloehner, um dos autores do trabalho.
Na opinião de Mitloehner, “certamente é possível reduzir a contribuição da pecuária para o efeito estufa, mas não consumindo (e produzindo) menos carne ou leite… mas sim aumentando a eficiência da produção animal nos países em desenvolvimento, onde a expansão da população requer alimentos mais nutritivos”.
Fonte: AviSiteresumo-de-tudo-sobre-o-efeito-estufa1