Amarelão preocupa produtores de laranja de São Paulo

 

laranja-31Uma doença preocupa os produtores de laranja de São Paulo. Apesar da ampliação do combate, o número de casos de amarelão não para de crescer.
Ramos e folhas amarelados. Frutos pequenos e deformados. O amarelão, também chamado de greening em inglês, tomou conta de todos os pés da propriedade de 16 hectares em Matão, na região central de São Paulo. O prejuízo foi tanto que a alternativa foi arrendar a área para a usina.
“Tem que pender para o lado da cana para ver no que vai dar. Não tem jeito, não”, falou André da Silva, administrador da fazenda.
A cada ano mais pomares sofrem as conseqüências da doença. No início do ano, os citricultores entregaram para a defesa agropecuária um relatório obrigatório de inspeção nos laranjais referente ao segundo semestre de 2009. O levantamento dos números foi divulgado e mostra que houve um aumento de 27% nos casos no segundo semestre de 2008 para o segundo semestre de 2009. O número subiu de 6.838 com a doença para 8.683.
A bactéria transmitida por um inseto pode se alastrar rapidamente. Por isso, a preocupação dos produtores é grande. A recomendação é eliminar a planta contaminada.
“Todo produtor tem de estar envolvido. Não adianta uma parte fazer e o restante não fazer porque compromete todo o trabalho de quem faz. Isso é a grande dificuldade, o grande problema dessa doença”, falou Antonio Luiz Zucolo, agrônomo.
Para tentar conter a doença, três milhões de pés de laranja foram erradicados pelos agricultores paulistas no segundo semestre do ano passado.

23/02/2010

Fonte:Globo Rural