Embrapa orienta produtores de aves sobre calor excessivo

 
Recomendações para ajudar o produtor a evitar a perda de aves pelo calor excessivo, em interrupções no fornecimento de energia, como as do início deste ano, fazem parte do texto Estresse calórico: como ocorre e o que fazer? O documento foi elaborado pelos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia/SC, Paulo Giovanni de Abreu e Valéria Maria Nascimento Abreu.
          Os profissionais explicam que algumas situações contribuem para aumentar a temperatura no aviário, como a quantidade de frangos em cada metro quadrado. Nesse caso, a orientação é utilizar equipamentos como ventiladores e nebulizadores, para manter a climatização dentro da zona de conforto.
          De acordo com o estudo, o ideal seria que cada avicultor possuísse um gerador de energia, movido a óleo diesel ou conectado à tomada de força do trator. Não sendo possível, o criador pode amenizar o problema com a mudança dos horários de alimentação para período mais fresco, renovar a água dos bebedouros, com adição de gelo no reservatório, e manter as cortinas abaixadas em locais climatizados.
         Os pesquisadores alertam, ainda, que as medidas são paliativas, uma vez que os principais cuidados devem ser tomados ainda na construção do aviário (localização, orientação, sombreiro, beirais e telhados). “Vale ressaltar que, em situações de temperaturas extremas e deficiências no sistema de climatização, essas medidas apenas ajudarão a diminuir a mortalidade”, lembra Valéria. (Da Redação, com informações da Embrapa
 

23/02/2010

Fonte:MAPA

 
312x250_avicultura011