NIPPON OIL PESQUISA BIOCOMBUSTÍVEL
Há um esforço mundial para a produção de biocombustíveis com custos competitivos. O respeitável jornal econômico japonês Nikkei noticia que a Nippon Oil, que possui a maior rede de refinarias e distribuição de derivados de petróleo do Japão, iniciou pesquisas neste sentido. Junto com seus parceiros Hitachi Plant Technology e a Euglena, as pesquisas objetivam conseguir uma produção maciça de biocombustível nos próximos cinco anos.
Eles utilizarão a euglena, um organismo verde unicelular, que se desenvolve facilmente nos lagos e nas represas. Produz um óleo cujo custo está estimado em 70 yens por litro, o que o torna competitivo com o etanol produzido da cana de açúcar, do milho e outros produtos.
Este biocombustível já vem sendo testado pela JAL em aviões, e visam também suprir a demanda dos ônibus. Seria uma importante alternativa para o Japão, que não conta com áreas para a produção de cana de açúcar, cereais ou outras matérias-primas para o etanol, que necessita ser importado.
Este biocombustível contribuirá para o programa japonês de produção de energia não poluente a custos competitivos. Isto, evidentemente, exigirá esforços adicionais para as pesquisas, visando maior eficiência na produção do etanol (Asia Comentada, 8/3/10)