Uncategorized

Volume de feijão negociado via bolsa aumenta 80%

feijao-maos1O segundo leilão eletrônico de feijão via Bolsa, que ocorreu nesta terça-feira (5),  alcançou preços de até R$ 106 para grãos do tipo carioca. O volume de feijão negociado quase dobrou desde o primeiro evento, o incremento foi de cerca de 80%. Mais de 258 mil toneladas foram negociadas.

Os preços alcançados no leilão  são a prova de que a modalidade está se firmando como uma referência. “Com o mercado aquecido devido à  menor oferta, os preços praticados no leilão eletrônico de feijão vieram para consolidar o viés de alta percebido nos últimos 10 dias” analisou diretor da Correpar Corretora de Mercadorias, Marcelo Eduardo Lüders,  que atua no mercado do feijão há mais de 20 anos. 

Na visão de Lüders, o evento pode influenciar todo o mercado “Tantos os produtores, como os empacotadores desabastecidos estavam atentos ao que estava ocorrendo na Bolsa”, completou.

O feijão leiloado nesta terça foi ofertado por cooperativas da região dos Campos Gerais do Paraná, mas segundo Murilo Garcia, operador da Correpar junto à Bolsa, houveram ofertas e compras em todo o Brasil. Agora,  a tendência  é que mais pessoas comecem a utilizar a Bolsa para negociar feijão, a modalidade já tem uma grande aceitação. “Desde o primeiro leilão,  tanto compradores como vendedores nos procuram ansiosos pela próxima negociação. Aos poucos, à medida que os lotes vão sendo vendidos e comprados, o receio de negociar na bolsa vai ficando para trás”, explica Garcia.

Prova disso é o interesse do que o leilão despertou no corretor de Rondonópolis (MT), Marcos Hildenbrandt. Para ele, o sucesso do leilão é garantido, e as vantagens evidentes. “Nós  sempre acompanhamos com interesse os leilões de lotes de feijão  disponíveis pela Bolsa Brasileira de Mercadorias. Sempre acreditamos que essa modalidade de comercialização, [o Leilão]  é a mais transparente e segura para os todos os agentes envolvidos na comercialização agrícola”, afirmou o analista.

O primeiro leilão eletrônico de feijão via Bolsa ocorreu no último dia 24. No evento foram negociados 143 toneladas.