Uncategorized

EPAMIG apresenta alternativas ao combate de pragas e doenças na produção orgânica de alimentos

007551A EPAMIG, através da Unidade Regional Zona da Mata vai apresentar, nos próximos dias 28 e 29 de abril, as mais recentes tecnologias desenvolvidas para controle de pragas e doenças na agricultura orgânica. O IV Workshop Controle Alternativo de Pragas e Doenças será realizado em Viçosa, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), no auditório do Departamento de Engenharia Florestal. As discussões têm caráter nacional e pretendem enfatizar a divulgação de resultados de pesquisas, cuja eficiência comprovada cientificamente já possui uso prático na produção sustentável de alimentos de qualidade.

A EPAMIG vem atuando efetivamente para ampliar as pesquisas na área e transferir as novas tecnologias aos produtores rurais e à comunidade científica. “Com o workshop, a intenção é repassar aos profissionais, estudantes e produtores as tecnologias consideradas de pronto uso para o controle de pragas e doenças em sistemas orgânicos de produção, uma vez que as utilizadas atualmente ainda são limitadas”, aponta a coordenadora de Transferência e Difusão de Tecnologia da EPAMIG Zona da Mata, Madelaine Venzon.

Para isso, o evento vai contar com a participação de conferencistas com experiência em campo, em produção e em legislação de produtos fitossanitários para uso na agricultura orgânica. As inscrições para o IV Workshop Controle Alternativo de Pragas e Doenças já estão abertas e podem ser efetuadas no endereço www.controlealternativo.com.br, onde consta a programação completa

2 thoughts on “EPAMIG apresenta alternativas ao combate de pragas e doenças na produção orgânica de alimentos

  • Maria Merces

    Boa Tarde,
    nao propriamente um comentario mas sim uma consulta, tenho uma propriedade na area rural de Alfredo Chaves – ES, e a mais de 2 anos estamos sofrendo com uma praga que afeta aquela regiao, o MARUIM ou MOSQUITO POLVORA, ja tentamos varios meios para combate-lo mas sem sucesso. Gostaria se possivel informacoes de pesticidas ou outros que possa estar anenizando o problema pois meus pais moram la e ficam de calca e camisa de manga longa para aliviar um pouco o incomodo, la e uma regiao muito quente.
    Desde ja agradeco esta oportunidade.
    Merces.

    • agromundo

      Bom Dia,
      Enviamos sua dúvida à EMBRAPA,
      mas seguem algumas dicas aqui:
      Não há uma maneira de controle efetiva para estes insetos, pois o seu desenvolvimento ocorre em locais onde exista água não poluída, em lagoas e riachos, até em poças constantemente abastecidas pelas chuvas. Os adultos não são encontrados em locais muito afastados do criadouro original.
      O controle efetivo normalmente é feito nas águas pelas Zoonoses das cidades.
      Para controle da casa, a proteção com telas de suas janelas, bem como a aplicação de qualquer inseticida líquido de venda livre são eficazes. O uso de repelentes também é efetivo para a proteção pessoal.

Comments are closed.