Uncategorized

Café: Políticas públicas para o setor serão debatidas em audiência pública na Comissão de Agricultura da Ales

Promovida pela Comissão de Agricultura em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura Capixaba, a audiência reunirá o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Manoel Bertone, produtores e autoridades da cadeia produtiva do café.

Dentre os temas a serem debatidos estão a introdução do café conilon no programa de Aquisições do Governo Federal (AGF), que consiste na venda da produção ao governo, com o objetivo de garantir preço mínimo aos produtores. Uma luta de muitos produtores rurais, pois atualmente o programa contempla apenas o café arábica.

Para o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Atayde Armani (DEM) o governo Brasileiro precisa valorizar mais a produção do café conilon capixaba. “Preço baixo e falta de incentivos não ocorrem com o conilon produzido nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esta discussão é de extrema importância para a valorização da nossa produção cafeeira. Estima-se que algumas das nossas lavouras já perderam entre 20% e 30% de sua produção por causa do longo período de estiagem”, frisou o deputado.

A posição contrária dos produtores a importação de café, a crise vivida pelo setor em função do baixo preço e da longa estiagem, prorrogação de débitos e linhas de crédito também estão na pauta de discussão da audiência, que os produtores em conjunto com a Comissão de Agricultura, pretendem mostrar para o secretário do Mapa em busca do fortalecimento do segmento da produção do grão