Curso sobre empreendedorismo rural capacita produtores de Bodoquena
Produtores rurais do Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma recebem capacitação do curso Despertar Rural. O treinamento acontece hoje e amanhã durante todo o dia no município de Bodoquena para 20 pessoas. Os participantes terão noções básicas de associativismo e cooperativismo.
Focado em empreendedorismo para agronegócios, o Despertar Rural simula situações do dia-a-dia de uma propriedade rural. “O objetivo é preparar esses produtores para que aumentem a produtividade com redução de custos. Para isso os participantes são desafiados a correr riscos calculados, estimar custos, tomar decisões e exercitar o planejamento”, avalia um dos coordenadores do Território da Reforma, Antônio Minari.
Na semana passada, foi a vez dos municípios de Sidrolândia e Nioaque receberem a capacitação que vai passar por todos os municípios atendidos pelo projeto que desenvolve ações também em Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracajú e Terenos.
A capacitação Despertar Rural é oferecida pelo Sebrae aos participantes do Território da Reforma, que é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).