Uncategorized

Labex é pauta de workshop em Brasília

Pesquisadores da Embrapa e de instituições parceiras se reúnem em Brasília para participar do workshop sobre estratégias de cooperação internacional da Embrapa-Labex. O diretor-presidente em exercício, Geraldo Eugênio de França, que abrirá o evento na quinta-feira (18) pela manhã, comenta que essa é uma oportunidade de os cientistas debaterem a importância de atuação conjunta com organizações internacionais de pesquisa agropecuária, especialmente sob a visão de uma agricultura competitiva.
Organizado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI), o workshop terá uma programação na qual constam debates e apresentações. Entre os temas em foco estão as contribuições, limitações e dificuldades encontradas pelas equipes do projeto laboratório virtual da Embrapa (Labex).
De acordo com a pesquisadora Andréa Bertolini, a expectativa é de, a partir das discussões e constatações do workshop,  construir novas estratégias para o Labex. A realização do evento se deve, entre outros pontos, à necessidade de estabelecer novos modelos de coordenação e integração entre os laboratórios virtuais e as unidades da empresa, além de rever aspectos fundamentais que levem em consideração as mudanças no cenário mundial.
Entenda melhor: O que é Labex
O projeto Labex foi criado para fomentar a cooperação científica e tecnológica com outros países. Por se tratar de um laboratório virtual, não dispõem dos recursos de um laboratório convencional. As equipes compartilham os meios físicos com instituições parceiras. Outra facilidade é a pesquisa em conjunto com as contrapartes.
Pioneiro, o Labex Estados Unidos foi criado em 1998, com apoio do Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) do Departamento de Agricultura Americano (USDA).
Em 2001 a empresa criou o Labex Europa, em parceria com a Agropolis, em Montpellier, na França.
Tendo como parceira a Universidade de Wageningen, a Embrapa inaugurou mais uma extensão desse laboratório, em 2003, desta vez na Holanda, em Wageningen.
No dia 31 de março, o diretor-presidente, Pedro Arraes Pereira, inaugura mais uma representação do Labex Europa, em cooperação com o Instituto Rothamsted, na Inglaterra.
No continente asiático, em 2010 foi aberto o Labex Coréia, na Coréia do Sul.
Serviço

  • O que: Workshop sobre estratégias de cooperação internacional da Embrapa-Labex
  • Realização: Secretaria de Relações Internacionais (SRI) – antiga Assessoria de Relações Internacionais (ARI).
  • Local: Mercure Líder Hotel – Brasília (DF)
  • Informações sobre o evento: (61) 3448-4208.

 
Deva Rodrigues – MTb/RS 5297
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (61) 3448-4015; deva.rodrigues@embrapa.br