Uncategorized

Pó de rebaixadeira: fonte de nitrogênio orgânico para agricultura

imagemA Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolveu um processo para retirar o cromo do resíduo da industrialização do couro, que pode ser usado para adubação. A limpeza do chamado pó de rebaixadeira de cortume é uma alternativa interessante aos aterros especiais a que são destinados tradicionalmente. Com a regeneração da parte sólida, o material rico em nitrogênio orgânico supera os fertilizantes nitrogenados comerciais em relação à absorção de micronutrientes.

Ao contrário da novidade que contém a substância na matriz proteica, reduzindo o número de aplicações de insumos, a amônia, por exemplo, é um composto volátil. Sendo assim, perde-se muito por evaporação, principalmente em climas quentes como o nosso — explica Luiz Carlos Oliveira, professor da UFLA.

Somados aos ganhos ambientais, o produtor rural terá a vantagem de manipular um fertilizante de liberação lenta, evitando também as perdas por lixiviação. A produção do resíduo é nacional e o derivado também está apto às lavouras de todo o Brasil. Luiz Carlos ressalta que ainda estão sendo feitos testes de manejo, mas até momento não há recomendações especiais para utilização.

Alguns fatores ainda estão sendo observados, porém, as técnicas são as mesmas relativas aos outros produtos, como evitar uso excessivo para não haver contaminação de efluentes — afirma.

 

Assessoria de Imprensa UFLA