Uncategorized

André Puccineli atende criadores e inaugura prédio da Iagro na Acrissul

 
A política de reestruturação e modernização da gestão do Estado de Mato Grosso do Sul, avança sobre a infra-estrutura dos serviços voltados a agropecuária com a entrega da reforma do prédio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), obra instalada na sede da Associação dos Criadores do Estado (Acrissul). O evento que será realizado nesta sexta-feira (19), às 18 horas, e que atende a solicitação do setor, também comemora o marco histórico construído há 20 anos, que fundiu na alma da Agência instalada dentro do Parque de Exposições Laucídio Coelho, o engajamento dos produtores sul-mato-grossenses as ações de defesa e vigilância animal e vegetal.

 

Desde sua instalação em 1992, sob a orientação da extinta Secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário do Estado (SECAP), chefiada na época pelo saudoso secretário José Américo Flores, o escritório da Iagro que leva o nome do veterinário Marco Antonio Rodrigues da Cunha, ex-dirigente da Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos (ABCZ), passou pela gestão de três governadores, e esteve ao longo destes anos aberta aos produtores estaduais, prestando importantes serviços, entre eles, bancários e fazendários.
 
Contudo, a agência foi obrigada a encerrar seu atendimento em março de 2006, com a estrutura totalmente comprometida. Desde então, o órgão passou a atender fora do parque, na unidade da Avenida Ceará. Segundo a Secretária Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, desde o início da a atual gestão do governador André Puccinelli, ficou acordado com os criadores, por meio do ex-presidente da entidade, Laucídio Coelho Neto, que o prédio seria totalmente reformado tão logo as finanças públicas estaduais fossem recuperadas.
 
Tereza explica que a recuperação do prédio só não ocorreu antes, devido aos reflexos negativos da crise internacional e conseqüente queda na arrecadação estadual. “Esta é uma reivindicação da classe produtora, e que foi totalmente reformada para oferecer mais agilidade, conforto e qualidade aos serviços prestados pelo Estado”, declarou, destacando o empenho da atual gestão da Acrissul em dar continuidade a este compromisso.

 
Para a diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Galvão Rosa Carrijo, a retomada do atendimento no Maior Parque de Exposições urbano do Estado, reforça o compromisso dos produtores sul-mato-grossenses com a excelência agropecuária. Ela acredita que de agora em diante, será preciso multiplicar e ampliar este propósito, levando-o a toda sociedade, indo, muito além das feiras agropecuárias.
 
 
“Está é uma reivindicação da classe produtora, e que foi totalmente reformada para oferecer mais agilidade, conforto e qualidade aos serviços prestados pelo Estado”, declarou, destacando o empenho da atual gestão da Acrissul em dar continuidade a este compromisso.
 
Para a diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Galvão Rosa Carrijo, a retomada do atendimento no Maior Parque de Exposições urbano do Estado, reforça o compromisso dos produtores sul-mato-grossenses com a excelência agropecuária. Ela acredita que de agora em diante, será preciso multiplicar e ampliar este propósito, levando-o a toda sociedade, indo, muito além das feiras agropecuárias.
 
“Estivemos quatro anos fora da Acrissul, mas graças ao entendimento do governador, sensível e próximo dos anseios do setor produtivo, retomamos o atendimento, assumindo nosso papel em defesa de uma agropecuária sustentável, e que assegura a total sanidade do que produz”, conclui.
 
Expogrande
Presente na Expogrande 2010, os fiscais estaduais agropecuários (médicos veterinários) terão participação efetiva. Eles participam desde o processo de fiscalização sanitária dos recintos de exposição ao atendimento dos animais que participarão do evento.
 
Inicialmente a Comissão de Defesa Sanitária, composta por Fiscais Estaduais Agropecuários da IAGRO, Fiscais Federais Agropecuários da SFA/MS e por Médico Veterinário indicado pela Acrissul, realizarão a fiscalização do espaço físico, áreas de recepção de animais e higiene das instalações do Recinto de Exposições visando a manutenção da Sanidade e do Bem Estar animal.
 
Para este serviço a IAGRO vai dispor de uma equipe de 8 (oito) médicos veterinários e 8 (oito) agentes fiscais agropecuários que trabalharão em turnos alternados. Os trabalhos na recepção dos animais inscritos no certame, se dá após minucioso exame clínico na área de recepção e análise da documentação exigida de acordo com cada espécie animal.
 
Documentação
No caso dos bovinos e bubalinos, será necessários exigida a apresentação de Guia de Trânsito Animal (GTA), e todos os certificados e comprovantes de controle de zoonoses, conforme legislação pertinente, inclusive dos caminhões que transportarem animais oriundos da região sanitária denominada de Zona de Alta Vigilância (ZAV), além de outras exigências. No caso dos ovinos e caprinos, além da GTA, e exames clínicos negativos para diversas doenças, todos os animais deverão estar identificados e serão inspecionados pela equipe da Iagro.
 
Para os eqüídeos, além do GTA, os criadores deverão apresentar o exame negativo para Anemia Infecciosa Equina (AIE), conforme Instrução Normativa n° 45, de 15 de Junho de 2004. Também será obrigatória a apresentação de atestado negativo para Mormo (dependendo da origem), comprovante de vacinação contra Gripe Eqüina, e atestado negativo de Sarna e Piolho,
Para maiores informações e detalhes sobre os documentos exigidos, os fiscais e auxiliares já estão desde o último dia 6 de março, em trabalho contínuo no Parque de Exposições Laucidio Coelho. 

19/03/2010

Fonte:SEPROTUR/Editado por Agromundo