Uncategorized

Ministério do Desenvolvimento Agrário seleciona iniciativa de apoio à agricultura familiar da Grande Dourados

Campo Grande (MS) – A Comissão Organizadora do II Salão Nacional dos Territórios Rurais divulgou, no dia 7 de janeiro, as 145 Boas Práticas Territoriais que estarão no encontro que reunirá iniciativas de apoio à agricultura familiar e ao desenvolvimento sustentável do meio rural brasileiro, entre 22 e 25 de março, em Brasília (DF). Dentre as iniciativas contempladas na seleção, 74,5% estão vinculadas a 108 Territórios Rurais apoiados pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA). No anexo (abaixo) relacionado encontra-se a proposta, Boas Práticas,   do Laboratório de Estudos Territoriais da Grande Dourados (MS), e também do Vale do Ivinhema.

        Desde a abertura das inscrições, em outubro do ano passado, foram inscritas 394 experiências de 157 Territórios Rurais. Todos os estados, mais o Distrito Federal, enviaram suas boas práticas. O resultado foi positivo, pois demonstrou entusiasmo dos atores sociais dos territórios em dar visibilidade às suas ações, avaliou Berenice Silva, membro da Comissão Organizadora do II Salão.
       
Na primeira edição do evento, em 2006, 90 Boas Práticas Territoriais foram apresentadas. Esse número também foi considerado alto, pois foi durante a fase inicial da estratégia de desenvolvimento territorial no Brasil, afirmou Berenice Silva.
       
A escolha das boas práticas para esta segunda edição foi feita por 27 especialistas em desenvolvimento rural convidados para compor a Comissão de Seleção, que avaliaram as experiências realizadas nas áreas de Fortalecimento da Gestão Social, e das Redes Sociais de Cooperação, Dinamização Econômica, Articulação de Políticas Públicas, Sustentabilidade Ambiental, Comunicação e Informação, Cultura e Identidade e Segurança Alimentar.
      
O secretário da SDT/MDA, Humberto Oliveira, destacou o papel desempenhado pelos especialistas, que conduziram de forma transparente o processo seletivo, buscando experiências que pudessem ser aplicadas em outros territórios visando o desenvolvimento sustentável no Brasil Rural.
        
Para valorizar as propostas apresentadas pelos territórios, a Comissão do II Salão definiu que, além das 145 Boas Práticas Territoriais escolhidas para se apresentar no II Salão, as outras 249 experiências territoriais inscritas e que não atenderam ao conjunto de critérios estabelecidos na Chamada Pública também vão ganhar visibilidade no evento.
       
Se elas foram definidas pelo público dos territórios como uma boa prática, certamente existe uma prática inovadora e nós queremos publicar todas, garantiu Oliveira. De acordo com ele, todas elas serão organizadas em um catálogo de Boas Práticas Territoriais que será disponibilizado no II Salão e servirá de divulgação para a ação de governo em futuros eventos nacionais e internacionais.
       Veja em anexo a lista completa das Boas Práticas selecionadas: 

http://www.mda.gov.br/arquivos/2316222868.xls 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MDA/Incra
(61) 2020-0262 / FAX (61) 3326-6337