Uncategorized

TO: BUNGE COMEÇA A OPERAR EM PEDRO AFONSO EM JUNHO

As políticas públicas de atração e fomento de novas empresas e indústrias do Governo do Tocantins têm demonstrado efetividade. Atraídos pela qualidade do solo, clima, vantagem logística e pelos incentivos fiscais, a Bunge, uma das maiores empresas de agribusiness e alimentos do Brasil e a empresa japonesa Itochu, iniciam as atividades de sua usina sucroalcooleira no município de Pedro Afonso, no mês de junho deste ano. Inclusive, recentemente, a multinacional firmou contrato com a Vale para transportar etanol pela Norte-Sul até o Porto de Itaqui (MA).
“Temos acelerado os contatos com os investidores porque queremos que o Tocantins se transforme no lugar certo para se investir, gerar desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, disse o governador Carlos Henrique Gaguim, sobre o empreendimento.
De acordo com João Telmo Valduga, secretário estadual da Indústria e Comércio, o Governo do Estado já fez o seu dever de casa e investiu na pavimentação do trecho de 47 quilômetros, entre a cidade de Pedro Afonso e o pátio da usina. “Agora estamos apenas aguardando a usina entrar em operação para vir se enquadrar no programa de incetivo fiscal que melhor atender à sua atividade”, pontua.
A construção da usina vai possibilitar a produção de açúcar, álcool combustível e energia renovável. Ainda esse ano, serão investidos US$ 350 milhões no empreendimento, que terá capacidade inicial de processar 1,4 milhão de toneladas de cana-de-açúcar por ano. A expectativa é que sejam gerados 1.400 empregos diretos e 7.000 indiretos. Em 2012, o processamento da cana deve aumentar para 4,4 milhões de toneladas.
Para o prefeito de Pedro Afonso, José Júlio Eduardo Chagas, a instalação da usina da Bunge no município tem dado um grande impulso à economia local. “Em função da usina, várias outras empresas estão vindo se instalar aqui na cidade, por perceberem o potencial econômico de Pedro Afonso. São lojas de máquinas pesadas, restaurantes, hotéis, além dos empregos gerados (diretos e indiretos)”, diz o prefeito.
ATRAÇÃO
Segundo Valduga, o Governo do Estado continua recebendo, todos os dias, empresas interessadas em se instalar no Tocantins. “Tudo o que tem acontecido nesse sentido é apenas o início de uma série de novas empresas e indústrias que virão para o Estado”, pontua (Jornal O Girassol, 19/3/10)