Uncategorized

Pequenos pecuaristas baianos apostam na produção orgânica

pec11Redução de custos com medicamentos em até 40%, melhoria da qualidade do produto e a prevenção de doenças nos animais são os principais benefícios para o investimento nesta área. Apesar dessas vantagens não existem registros no Ministério da Agricultura dessa produção no País. Os últimos dados registrados são do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2006. Eles apontam que de um total de 2.277.211 estabelecimentos fornecedores de produtos de origem animal no Brasil, 38.014 deles produziam orgânicos, o que representava apenas 1,67% do mercado.
Mesmo assim, na Bahia, os pequenos pecuaristas estão apostando na expansão do setor, que segundo especialistas, é de 10% ao ano.
A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) iniciou o trabalho de pesquisa em produção orgânica há cerca de 10 anos, e desde 2005 criou um modelo de produção na Estação Experimental da empresa, em Aramari, onde o destaque é a produção de laticínios. No processo de produção orgânica, nenhum produto químico é utilizado, desde a adubação até o produto final.
No Centro de Profissionalização de Produtores de Gado de Leite (Centreleite), que funciona na Estação, uma das principais atividades é a homeopatia.
“O resíduo do medicamento homeopático no leite é quase inexistente, se comparado ao deixado pelos antibióticos”, afirmou a chefe da Divisão de Laticínios da EBDA, Isa Porto.
De acordo com Farouk Zacarias, médico veterinário e especialista em homeopatia, outra vantagem da utilização de medicamentos homeopáticos é que os animais podem receber a medicação junto com o alimento. De acordo com ele, mesmo com o uso da homeopatia os animais recebem todas as vacinas obrigatórias.
Com o tratamento homeopático, além da prevenção, é possível fazer o tratamento de doenças como a mosca do chifre, a mastite e a tristeza parasitária, pragas recorrentes nas criações de gado de todo o País. Farouk assegurou ainda, que o principal objetivo da produção orgânica é a sustentabilidade.
Já existem no País, laboratórios especializados em homeopatia animal, como o Arenales, em Presidente Prudente (SP), que produz anualmente, mais de três milhões de doses de 80 tipos de medicamentos.
O laboratório fornece para grandes produtores de todo o País.
Sucesso no mercado Um dos exemplos de sucesso da produção orgânica é a Fazenda Malunga, na cidade satélite de Paranoá, em Brasília, que há 25 anos produz somente orgânicos e comercializa em grandes redes nacionais de supermercado 90% de tudo que é produzido. Só de leite orgânico são 400 litros por dia.
Segundo o agrônomo Valter Caetano, os dois primeiros anos de produção na fazenda foram no sistema convencional, mas a aplicação de homeopatia e outras técnicas orgânicas garantiram o sucesso da produção. “Uma das principais vantagens é a sustentabilidade do sistema”, assegurou.
O agrônomo aconselha os produtores a investirem parte da produção no método orgânico e o retorno financeiro pode vir em até um ano, a partir da certificação dos produtos.
Cássia Machado
Fonte: A Tarde