PARCERIAS ATRAIRÃO AGENTES PARA BIOMASSA, AVALIA UNICA
Segundo Zilmar de Souza, sucesso da parceria entre CPFL e Pedra Agroindustrial chamará atenção de novos players.
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar comemorou a parceria entre a CPFL Energia e a Pedra Agroindustrial para geração à biomassa. De acordo com o assesssor de Bioeletricidade da Unica, Zilmar de Souza, o acordo abre oportunidades e incentiva a entrada de novos agentes do setor elétrico no segmento. “A venda de bioeletricidade pelo setor sucroenergético é uma atividade relativamente nova, que existe a partir de 1987. Assim, o que temos é uma sinergia benéfica com o casamento das empresas na complexa tarefa de produzir e comercializar bioeletricidade,” avaliou.
O executivo destacou que a CPFL Energia possui forte atuação no interior de São Paulo, onde está localizada a maioria das usinas sucroenergéticas da região Centro-Sul. “Se considerarmos que apenas 54 usinas das 182 usinas paulistas comercializaram energia para a rede elétrica em 2008, vemos que o sucesso dessa parceria chamará a atenção para novos players do setor elétrico”, disse.
A parceria prevê o desenvolvimento de três projetos de geração à biomassa. Ao todo, estão previstos investimentos de R$ 366 milhões para as usinas, que somam 145 MW de capacidade instalada. De acordo com a CPFL, os contratos foram assinados por meio das novas sociedades controladas CPFL Bio Buriti, CPFL Bio Ipê e CPFL Bio Pedra. A entrada em operação comercial das UTEs Bio Buriti e Bio Ipê está prevista para junho de 2011 e da UTE Bio Pedra para abril de 2012 (CanalEnergia, 26/3/10)