Uncategorized

09/04 – Produtores de seringueira são capacitados para extração de látex

Agricultores de Aparecida do Taboado participam da primeira turma do curso oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Sangria de Seringueiras, que acontece nos dias 7 a 9 de abril no sindicato rural do município. A demanda por esta capacitação surgiu com a implantação de um viveiro de mudas de seringueira na cidade e que visa a transformação da região em um pólo produtor de látex.

 

O curso não fazia parte dos que já eram oferecidos pelo Senar e foi criado com a necessidade que surgiu em Aparecida do Taboado. “Reunimos dois educadores que prepararam o conteúdo a ser passado para os participantes. Como sempre são os sindicatos que nos repassam suas demandas por capacitação, estamos atendendo também essa que é bem específica para a região”, relata o gestor técnico, Harduin Reichel.

 

Preparar os produtores para esta atividade se tornou importante com o projeto Seringueiras, que através de convênio entre o Ministério da Agricultura e Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), com apoio do Senar, vem atuando para diversificar a produção rural na região de Aparecida do Taboado, que sempre foi marcada pela pecuária.

 

O projeto visa o atendimento de 40 produtores da região com um plantio de 200 mil seringueiras. Para a mobilizadora de cursos do sindicato rural de Aparecida do Taboado, Sélia Souza, é importante preparar esses novos produtores. “Esta não é a primeira capacitação na área, e há grande interesse por parte dos participantes. A tendência é de aumentar e necessidade de capacitação à medida que chegar o momento de iniciar a sangria das árvores”, ressalta.

 

A capacitação tem uma carga horária de 24 horas e tem por objetivo ensinar aos participantes como extrair o látex na sua forma sólida utilizando os processos tecnológicos adequados.

 
Publicado em: 06/04/2010