Uncategorized

Vacinação contra a Febre Aftosa é uma boa oportunidade para realizar o controle de parasitas

vacinac7c3o20bovinaEste é um período que os produtores devem levar bastante a sério, de forma a prevenir esta grave doença no País e manter o atual status sanitário do rebanho brasileiro.

Desta forma, a vacinação obrigatória contra a Febre Aftosa é uma excelente oportunidade para se otimizar o manejo sanitário do rebanho. Como este é um período onde tradicionalmente o pecuarista reúne os animais no curral para aplicar a vacina, esta ocasião também pode e deve ser utilizada para a prática de outros tipos de manejo, como a aplicação de antiparasitários e outras vacinas, por exemplo.

Segundo Lineu Padovese, gerente de marketing da Coopers Saúde Animal, a vacinação contra a Febre Aftosa é uma ótima oportunidade para o pecuarista realizar o controle das principais parasitose de rebanho. “Isso reduz a quantidade de manejos, evitando, assim, possíveis perdas devido à ocorrência de lesões e queda no rendimento devido ao estresse dos animais. “O manejo sanitário não deve pecar nem pelo excesso nem pela falta ou seja tem que existir um casamento perfeito entre a máxima proteção e o mínimo manejo dos animais para que se alcance a mais alta produtividade do rebanho com o máximo de performance dos produtos “, afirma.

Outro benefício apontado por Padovese é que este controle integrado otimiza a mão de obra e diminui a exposição dos funcionários aos riscos relacionados com a manejo do gado. “A vermifugação do rebanho juntamente com a vacinação contra Febre Aftosa e outras doenças, como por exemplo, clostridioses, deve constar no calendário sanitário de qualquer fazenda. Este, por sua vez, deve ser traçado por um profissional especializado, o Médico Veterinário, que irá apontar os períodos-chaves para estes manejos, sempre levando em consideração as particularidades como, época do ano região, raça, categoria de animal dentre outros fatores”, ressalta o gerente da Coopers.

Para ajudar os pecuaristas a controlarem as parasitoses, a empresa disponibiliza ao mercado os produtos Ivotan® LA, Cyclomec® e Covexin®-9. Produtos com excelentes relações custo/benefícios e com grande reconhecimento por parte do produtor quando se trata de controlar os principais parasitas e doenças que acometem o gado.

O Ivotan® LA, é um avançado antiparasitário interno e externo para bovinos cuja formulação exclusiva, oferece ação prolongada melhorando ainda mais a performance produtiva dos animais. Ivotan® LA é indicado para o tratamento e controle das diferentes espécies de vermes redondos gastrintestinais e pulmonares, carrapatos (auxiliar no controle), bernes, bicho da cabeça, piolhos e ácaros de sarna, e como auxiliar no controle da mosca dos chifres. Ivotan LA pode ser usado em todas as categorias de animais. Já o Cyclomec® é utilizado no tratamento e controle das parasitoses causadas por nematódeos gastrintesniais e pulmonares sendo sua utilização mais indicada para animais adultos e em terminação.

Para complementar o manejo sanitário, pode-se utilizar a Covexin®-9, vacina contra clostridioses com amplo espectro de proteção contras 9 cepas de clostridios, sendo a única vacina recomendada para bezerros a partir de 1 semana de vida.

Mais informações técnicas e comerciais poderão ser conferidas no stand da Coopers durante a Expolondrina 2010, que acontece entre os dias 01 e 10 de abril, em Londrina, PR.

*A recomendação deve ser sempre feita pelo Médico Veterinário responsável e competente.

Alfapress Comunicações