Uncategorized

Pesquisa da Unicamp cria metodologia para controle do etanol

uni

12/04/10 – O Instituto de Química (IQ), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolve três novas metodologias para controle e qualidade do etanol produzido no País. O estudo de doutorado do pesquisador Jailson Cardoso Dias foi desenvolvido com a técnica de cromatografia de íons. Uma das ferramentas foi criada para a determinação de compostos aniônicos e outras, para íons metálicos, incluindo metais pesados e de transição, de acordo com o Dias.
O estudo mostrou, pela primeira vez, a presença de ferro no bioetanol. O procedimento permite verificar em apenas 30 minutos a presença de materiais no produto analisado. As normas relacionadas a parâmetros de qualidade do etanol são estabelecidas pela Resolução da ANP de número 36, de 2005. Segundo Dias, as novas metodologias contemplam um maior número de contaminantes, o que significa um avanço, em relação às substâncias que são especificadas na resolução atual.
Para o pesquisador, um processo rigoroso de análise de qualidade vai ajudar o combustível renovável brasileiro no mercado internacional. “Esse controle, principalmente para a exportação, deve ser mais rigoroso com essa matriz energética”, disse. O trabalho realizado na Unicamp contou com a colaboração do Centro Australiano de Pesquisa em Ciência da Separação.
Feira – Começa nesta terça e vai até quinta-feira, em Pernambuco, a segunda edição da ForInd NE – 2.ª Feira de Fornecedores Industriais e a Sucronor – 2.ª Mostra Sucroenergética da Região Nordeste. Os eventos, que contam com 130 expositores, serão realizados no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
A ForInd NE e a Sucronor foram criados para aproximar pequenos, médios e grandes fornecedores de equipamentos, suprimentos e serviços industriais dos grandes grupos empresariais instalados na Região Nordeste, facilitando a abordagem do fornecedor ao consumidor industrial final de seu produto. Com previsão de atrair mais de cinco mil visitantes, os eventos têm como principal objetivo a formalização de uma vitrine de produtos, serviços e tecnologia do setor industrial.

Fonte: Redação Sociedade Sustentável

Comments are closed.