Postos de Sorocaba ficam sem etanol nas bombas
Distribuidoras atrasam entregas e já anunciam novo aumento de preço.
Depois de percorrer três postos de Sorocaba para tentar abastecer o seu carro com álcool, a vendedora Célia Figueiredo, 46 anos, teve de apelar mesmo para a gasolina para conseguir completar o tanque e seguir viagem.
Essa peregrinação é resultado do desabastecimento do combustível em muitos postos de Sorocaba, que desde a semana passada não estão conseguindo repor os estoques do etanol.
O presidente regional do Sincopetro (Sindicato do Comércio de Derivados de Petróleo), Jorge Marques, confirma que as distribuidoras deixaram de atender os pedidos dos donos alegando falta de entrega do produto pelas usinas. E o pior é que novos pedidos estão vindo com aumento de preço. “Algumas empresas chegaram a faturar os novos carregamentos com aumento de 30% no preço em relação à semana anterior”, afirma.
Ele estima que a partir deste semana o álcool deve ter aumento de pelo menos 11% nas bombas.
TENDÊNCIA SERIA DE QUEDA
Até o final de março, o preço do álcool vinha em queda em Sorocaba. O combustível chegou a fechar o mês com redução de 12,2% em quatro semanas.
Segundo o último levantamento divulgado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), o preço médio do litro nos postos da cidade na última semana de março era de R$ 1,51.
O presidente regional do Sincopetro, Jorge Marques, diz que o desabastecimento e consecutivo aumento aconteceu depois do feriado da Páscoa. “Nada justifica essa mudança abrupta do mercado, já que estamos próximos do início da safra da cana e a tendência é de queda e não de aumento de preço.”
Marques considera que essa falta de álcool foi uma manipulação orquestrada, já que todas as distribuidoras deixaram de entregar. “O governo precisa agir para evitar que o consumidor fique refém. de produtores.” (Bom Dia Sorocaba, 10/4/10)