16/04 – Pão de Açúcar assume liderança do setor
Após a aquisição do Ponto Frio, o grupo ultrapassou a rede francesa Carrefour no ranking por faturamento em 2009. Receita bruta do grupo foi de R$ 26,2 bi, ante R$ 25,6 bi do Carrefour; no terceiro lugar aparece o Walmart, com R$ 19,7 bi.
Com a aquisição do Ponto Frio, o Grupo Pão de Açúcar ultrapassou o Carrefour e assumiu a liderança no ranking de faturamento do setor em 2009 feito pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). A empresa teve uma receita bruta de R$ 26,2 bilhões no período, ante R$ 25,6 bilhões da rede francesa.
Sem considerar a compra, porém, o faturamento da companhia cai para R$ 23,3 bilhões, ficando abaixo da concorrente. A tomada do controle das Casas Bahia, anunciada em dezembro passado, não entra na conta. A fusão, aliás, está sendo reavaliada a pedido da família Klein.
Em terceiro lugar aparece o Walmart, com R$ 19,7 bilhões, seguido de longe pela sergipana GBarbosa (R$ 2,49 bilhões) e pela gaúcha Zaffari (R$ 2,11 bilhões), que voltou para a quinta colocação na lista. Na sequência aparecem as redes Prezunic, em sexto (R$ 2,1 bilhões), Bretas (R$ 2,1 bilhões), DMA (R$ 1,8 bilhão), Irmãos Mufatto (R$ 1,7 bilhão) e Angeloni (R$ 1,5 bilhão).
Com a diversificação dos negócios das redes de supermercado, que atuam também com farmácias, postos de gasolina e no formato “atacarejo”, o presidente da Abras, Sussumu Honda, adianta que o ranking do próximo ano deve ser revisto, deixando de fora, provavelmente, receitas com móveis, eletrodomésticos e comércio eletrônico.
“As empresas estão se multisegmentando”, comenta, apostando no “atacarejo”, com lojas que vendem para a baixa renda e para pequenos comerciantes, como o formato “com o maior potencial de crescimento devido à ascensão de classes”.
O consultor especializado em varejo Eugênio Foganholo, da Mixxer, destaca que os clientes usam cada vez mais diferentes formatos “dependendo do momento de consumo”, optando por lojas de bairro ou hipermercados conforme a conveniência. “O ranking da Abras mostra que o varejo está mais complexo, com as redes procurando opções fora do segmento alimentar”, diz Foganholo.
Neste ano, o Wal-Mart, maior varejista mundial, vai investir no Brasil cerca de R$ 2 bilhões, o maior aporte de uma subsidiária da rede americana no exterior. O Pão de Açúcar, controlado pela família Diniz e pelo francês Casino, divulgou a cifra de R$ 5 bilhões considerando o período até 2012.
Já o Carrefour, que tem no país sua terceira maior operação no mundo, anunciou investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões para 2010 e 2011.
Ontem, o Carrefour divulgou o resultado no primeiro trimestre, quando registrou alta de 15,9% nas vendas no Brasil no confronto com o mesmo período no ano passado, na análise considerando uma taxa de câmbio constante, ante expansão de 3,4% do faturamento mundial. O presidente mundial da rede, Lars Olofsson, destacou o forte desempenho nos mercados emergentes como América Latina e China.
Levando em conta a variação das moedas nos locais onde atua, os crescimentos contabilizados foram de 40,5% e 5,5%, respectivamente (Folha de S.Paulo, 16/4/10)