USINA BATATAIS COMEÇA SAFRA NA TERÇA-FEIRA

Especialistas dizem que colheita antecipada deve derrubar preços do etanol para consumidor ainda em março.
A safra antecipada de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto já começa na próxima terça-feira com a Usina Batatais. A expectativa é que uma redução do preço do etanol acompanhe o início da colheita.
“Se essa safra seguir os padrões das anteriores, poderemos ter uma diminuição do preço do álcool dentro de algumas semanas”, diz o pesquisador Maximiliano Salles Scarpari, do Centro de Cana do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) de Ribeirão.
Quem também concorda que o preço do combustível deve cair ainda em março é o diretor regional do Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo), Oswaldo Manaia.
“Nos últimos anos, sempre que a safra começava, o álcool apresentava redução no preço. Em meados de março poderemos saber com certeza se o mesmo caso se repetirá”, afirma Manaia.
USINA BATATAIS
A Usina Batatais é a primeira da região de Ribeirão a iniciar a safra antecipadamente. De acordo com a regional da Unica (União das Indústrias de Cana-de-Açúcar), a maioria das 33 afiliadas já confirmou que iniciarão a safra em março.
“Somente algumas vão deixar para começarem no início de abril”, afirma Sérgio Prado, representante da Unica em Ribeirão.
O motivo da safra antecipada, segundo ele, é porque ainda há muita cana-de-açúcar para ser colhida.
“Devido às chuvas de 2009 as usinas precisam se movimentar para colher a cana que ficou para trás, além daquelas dessa safra de 2010.”
Questionado sobre a expectativa de produção para a safra deste ano, Prado preferiu não responder com números. De acordo com ele, não é possível prever com exatidão a quantidade de produto porque nem sempre toda a cana que há no campo pode ser moída. “Mas já podemos adiantar que essa safra deve ser melhor do que a do ano passado.”
A Usina Batatais também foi a primeira da região a iniciar a safra antecipada de cana-de-açúcar no ano passado, no dia 18 de março (A Cidade de Ribeirão Preto, 26/2/10)