Milho safrinha com plantio próximo do fim no PR

 
50_30_6_2009_083233milho11Os agricultores do oeste do Paraná estão terminando o plantio do milho safrinha. A área reservada para a cultura, este ano, deve diminuir. Mesmo assim, a aposta é numa produção maior.
O tempo colaborou e o agricultor Colemar Bonissoni conseguiu plantar o milho em cinco dias. Mas desta vez não mais em 33% hectares. Ele reduziu a área da safrinha para 24 hectares. O produtor quer deixar mais espaço para o pasto.
“Eu vou reduzir por causa do custo do milho, que está bastante caro. E também porque eu estou com uma criação de vaca de leite. Então, para mim é bem melhor o leite do que o milho safrinha”, explicou seu Colemar.
Assim como seu Colemar, muita gente está procurando variar a produção nos próximos meses. Os dados da Secretaria Estadual de Agricultura mostram redução de 9% na área do milho safrinha no Paraná. Em 2009, os agricultores plantaram 1,52 milhão de hectares. Agora, baixou para 1,39 milhão.
A área menor não significa colheita menor. Pelo contrário, este ano a previsão é de que a produção seja bem melhor em relação ao ano passado. Em 2009, o milho safrinha sofreu bastante com problemas climáticos. Houve desde seca até geadas em várias lavouras. Agora, pelo menos o clima é de otimismo.
Esse aumento de produção deve chegar a 35%, o que passará de 4,5 milhões de toneladas para seis milhões.
O Paraná responde por 30% do milho safrinha cultivado no Brasil.

02/03/2010

Fonte:Globo Rural