O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE
Questionado pelo Valor sobre o futuro da competitividade do agronegócio brasileiro, o presidente da Cargill no país, Marcelo Martins, foi direto e reto: “Eu poderia falar das vantagens naturais, como terra, água e clima, ou dos tradicionais obstáculos, como infraestrutura, carga tributária e perdas elevadas ao longo dos processos produtivos.
Tudo isso é importante, mas também é importante que vantagens e desafios sejam encarados de maneira sustentável. Se conseguimos fazer isso na cadeia da soja [com a moratória contra produtores que desmatam a Amazônia], é possível aplicar o conceito em todas as cadeias”. Para o executivo, a questão da sustentabilidade ambiental e social não pode ser tratada individualmente, mas setorialmente e com políticas específicas.
A americana Cargill é a maior empresa de agronegócios do planeta. No Brasil, é a segunda principal exportadora do setor, perdendo apenas para a Bunge, que construiu seu crescimento global a partir do Brasil apesar de ter transferido sua sede para os Estados Unidos há alguns anos, onde tem ações negociadas na bolsa de Nova York (Valor, 8/3/10)
You must be logged in to post a comment.