CNA CRIA OBSERVATÓRIO SOBRE CONFLITOS EM ÁREAS RURAIS DO BRASIL

640x480_cna-brasil-portal-agron1Monitoramento está disponível em página desenvolvida pela equipe da Talk Interactive.
Maranhão, Bahia, Pará e Mato Grosso são os primeiros estados a integrarem a pesquisa.
Um monitoramento completo sobre os conflitos agrários, reintegração de posse e direito de propriedade começou a ser divulgado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A página Observatório das Inseguranças Jurídicas no Campo foi desenvolvida pela agência de relacionamento digital Talk Interactive e tem o objetivo de traçar um panorama sobre ações que ameaçam o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
O projeto já está em operação, mapeando em todo o País ameaças ao Direito de Propriedade no mundo rural e mensurando os prejuízos que as invasões de terras causam ao Brasil. De acordo com a CNA, a iniciativa permitirá a formação de um banco de dados capaz de informar a sociedade e aos órgãos de governo sobre situações que prejudiquem o setor agropecuário, principalmente nas áreas fundiária e ambiental.
Os primeiros estados brasileiros incluídos no estudo são Maranhão, Bahia, Pará e Mato Grosso. Para os próximos meses todos os estados da Federação serão incluídos no projeto gradativamente, o que vai possibilitar reunir informações detalhadas sobre a emissão e o cumprimento de ordens de retomada de posse, quantidades de processos criminais vinculados ao conflito agrário, extensão de áreas invadidas, bem como diversas outras inseguranças que vêm se consolidando nas áreas rurais do Brasil.
Após o levantamento dos dados, as informações serão repassadas automaticamente pela CNA ao STF e ao CNJ, com o objetivo de ajudar no cumprimento das decisões judiciais e defender o produtor rural. As informações estarão disponíveis para consulta também no site do Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br) (Assessoria de Comunicação, 8/3/10)