Prorrogação do Finame Agrícola em debate nesta terça

 
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza nesta terça-feira (9), a partir das 9h30, audiência sobre o endividamento dos produtores rurais junto aos bancos que operam a linha Finame (Financiadora de Máquinas e Equipamentos), como agentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Os senadores pretendem obter dados sobre o volume da dívida, o montante já renegociado e discutir a possibilidade de novos empréstimos para agricultores que ainda não quitaram totalmente seus empréstimos. Serão ouvidos o presidente do BNDES, Luciano Coutinho; o assessor da diretoria da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) Ademiro Vian; e o técnico da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) Guilherme Dias.
Autor do requerimento, o senador Gilberto Goellner (DEM-MT) afirmou, na sexta-feira (5), que há total descontrole sobre o volume da dívida e que seus custos se tornaram insuportáveis para os produtores. Um dos problemas são as altas taxas de juros, disse o senador. Segundo ele, uma máquina agrícola custa hoje metade da dívida acumulada com a compra de outra do mesmo tipo adquirida há quatro anos. Quem produz para o mercado externo ainda enfrenta dificuldades adicionais, salientou o senador. Ele observou que esses produtores passaram a ter prejuízos por causa da desvalorização do câmbio, enfrentando assim dificuldades adicionais para manter seus compromissos em ordem.
O Finame disponibiliza crédito para aquisição de máquinas e equipamentos novos utilizados na agricultura, de fabricação nacional, como tratores e colheitadeiras. Os contratos são fechados junto a bancos credenciados. O debate será realizado na sala da CRA, na Ala Alexandre Costa.
Fonte: Agência Senado

09/03/2010

Fonte:Sindicato Rural de Mato Grosso