XAROPE DE MILHO PERDE ESPAÇO PARA O AÇÚCAR

O xarope de milho, alternativa ao açúcar usada para adoçar refrigerantes, bolachas, condimentos e cereais, está começando a perder terreno na indústria de alimentos industrializados dos Estados Unidos.
Várias grandes fabricantes de alimentos e bebidas — como PepsiCo Inc. e Gatorade — começaram a abandonar o ingrediente em favor do açúcar, apesar da diferença enorme no preço, alegando que estão atendendo às preferências das pessoas por ingredientes vistos como mais naturais.
A ConAgra Foods Inc. vai começar em maio a substituir o xarope pelo açúcar no catchup Hunt’s. “Os consumidores estão buscando isso — listas mais simples de ingredientes e ingredientes que já conhecem”, disse a porta-voz da ConAgra, Teresa Paulsen. A ConAgra informou que as pessoas preferiram o gosto do novo produto nos testes que realizou.
Nos últimos meses, a Kraft Foods Inc. tirou o xarope de milho das receitas do pacote de biscoitos Nabisco com 100 calorias, das bolachas Wheat Thin e da maioria de seus molhos para salada. Com as Wheat Thins, a Kraft afirma que descobriu discussões em seu site sobre o xarope de milho e recebeu comentários diretamente dos consumidores, o que a motivou a mudar a receita das bolachas.
A PepsiCo. está no processo de remover o xarope de milho de todos os produtos da marca Gatorade e substituí-lo por açúcar e outros adoçantes. A Pepsi informou que pesquisou os atletas e descobriu que muitos preferiam Gatorade sem o xarope.
Muitas pessoas temem que o xarope de milho seja pior para a saúde que o açúcar. Alguns chamam o xarope de milho de adoçante artificial, já que ele passa por um processo industrial complexo, embora alguns especialistas afirmem que há poucas diferenças químicas entre o xarope e o açúcar (The Wall Street Journal, 8/3/10)