12/03/2010 – Segundo curso para instrutores do Programa Alimento Seguro voltado para a produção de leite (PAS Leite) começa dia oito
Dos dias oito a 12 de março, técnicos do SEBRAE e SENAR realizam em Juiz de Fora – MG o segundo curso do Programa Alimento Seguro voltado para a pecuária de leite (PAS – Leite). Serão cerca de 20 técnicos que terão aulas praticas e teóricas ministradas por pesquisadores da Embrapa Gado de Leite.
O PAS – Leite é o resultado da parceria da Embrapa Gado de Leite com o SEBRAE e o SENAR e tem como objetivo melhorar a qualidade e a segurança do leite que é produzido no país por meio da adoção das Boas Práticas Agropecuárias (BPA). O Campo Experimental da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco – MG se adaptou às BPAs para servir de referência para o Programa.
O curso, dividido em duas turmas, é voltado para técnicos de sete estados brasileiros (MG, PR, AL, SC, GO, SP e CE). A primeira turma realizou as atividades dos dias 22 a 26 de fevereiro. Ao final serão treinados cerca de 40 técnicos que irão aplicar as informações obtidas em 140 propriedades pilotos selecionadas pelo SEBRAE e SENAR nos Estados de origem de cada técnico.
O consultor do SEBRAE e assessor técnico do Programa Alimento Seguro, Fabrini Monteiro dos Santos, informa que após a metodologia do PAS – Leite ser testada e aprovada nas propriedades pilotos, o Programa deverá ser expandido para todo o país. Bastará o produtor entrar em contato com o SEBRAE ou SENAR para fazer parte do Programa.
Segundo o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, o PAS – Leite poderá ser o elo que faltava entre a teoria e a pratica na atividade, tornando a qualidade do leite nacional compatível com o que é exigido internacionalmente, livrando o país de possíveis barreiras alfandegárias que limitariam os interesses do Brasil em se tornar um grande exportador de lácteos.
Com relação ao primeiro curso, quase a totalidade dos participantes classificaram o evento como “ótimo”. À qualidade técnica dos pesquisadores que ministraram as aulas, somou-se à excelência dos instrutores treinados. As administrações regionais do SENAR e SEBRAE indicaram para fazer o curso técnicos de grande experiência prática na área de bovinocultura de leite e nos conteúdos diretamente relacionados