Educadores do Senar são capacitados em São Paulo para atuarem com Campo Futuro
Educadores do Senar são capacitados em São Paulo para atuarem com Campo Futuro |
Três educadores do Senar participam em São Paulo, desde o dia 8 até 19 de março, de capacitação para atuarem no Campo Futuro. O projeto capacita produtores rurais a calcularem o custo da produção de suas propriedades e a utilizarem as ferramentas para o gerenciamento de risco de preço como contrato de opções e hedge no mercado futuro, onde produtos como soja e milho podem ser comercializados antes mesmo de serem colhidos.
O Campo Futuro é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a Bolsa de Mercados & Futuros (BM&F) e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Trabalhar a gestão de riscos e a administração da propriedade rural é o foco do projeto.
Estão em São Paulo os educadores Feliciano Benedetti, Justino Mendes de Aquino e Laurindo Petelinkar. A programação para as duas semana inclui a apresentação do plano de atuação para 2010 e assuntos referentes à gestão da propriedade rural como os riscos da atividade agropecuária, custos de produção, trabalho com computador, seguro rural e política agrícola, papel e funcionamento das bolsas, além de tratar dos planos de aula e abordagem com os produtores.
Para 2010, a meta de atuação do Campo Futuro em todo o Estado é formar 250 produtores divididos em 10 turmas. “Começamos com a capacitação dos facilitadores do curso, para que possam repassar bem as informações aos participantes. Também vamos definir os municípios onde os cursos irão ocorrer”, ressalta a responsável pelo projeto, Maria do Rosário. |
fonte: SENAR MS