Educadores do Senar são capacitados em São Paulo para atuarem com Campo Futuro

Educadores do Senar são capacitados em São Paulo para atuarem com Campo Futuro
 

Três educadores do Senar participam em São Paulo, desde o dia 8 até 19 de março, de capacitação para atuarem no Campo Futuro. O projeto capacita produtores rurais a calcularem o custo da produção de suas propriedades e a utilizarem as ferramentas para o gerenciamento de risco de preço como contrato de opções e hedge no mercado futuro, onde produtos como soja e milho podem ser comercializados antes mesmo de serem colhidos.

 

O Campo Futuro é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a Bolsa de Mercados & Futuros (BM&F) e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Trabalhar a gestão de riscos e a administração da propriedade rural é o foco do projeto.

 

Estão em São Paulo os educadores Feliciano Benedetti, Justino Mendes de Aquino e Laurindo Petelinkar. A programação para as duas semana inclui a apresentação do plano de atuação para 2010 e assuntos referentes à gestão da propriedade rural como os riscos da atividade agropecuária, custos de produção, trabalho com computador, seguro rural e política agrícola, papel e funcionamento das bolsas, além de tratar dos planos de aula e abordagem com os produtores.

 

Para 2010, a meta de atuação do Campo Futuro em todo o Estado é formar 250 produtores divididos em 10 turmas. “Começamos com a capacitação dos facilitadores do curso, para que possam repassar bem as informações aos participantes. Também vamos definir os municípios onde os cursos irão ocorrer”, ressalta a responsável pelo projeto, Maria do Rosário.

 
fonte: SENAR MS