COLHEITA DA SOJA

A soja é colhida após a queda das folhas, com haste e vagens secas e com 14% de umidade nos grãos. Quando a produção é destinada ao fornecimento de sementes e colhida com um pouco mais de umidade.
A colheita, geralmente a granel, é realizada por combinadas, que podem ser usadas também para outros cereais.
Uma combinada tem capacidade para colher, no mínimo, 200 hectares de soja no período de uma safra. O emprego de cultivares de ciclos diferentes amplia o período da colheita, permitindo maior aproveitamento das colhedeiras.
Na colheita é normal haver perda de grãos, que, todavia, será pouco expressiva se alguns cuidados forem observados na condução da cultura e nas operações de colheita.
Para reduzir perdas na colheita é recomendável:

– usar cultivares adaptadas á região (de porte e altura de inserção da vagem satisfatórios, não sujeitas ao acamamento) e, pouco suscetíveis à debulha.
– fazer o plantio na época certa;
– preparar devidamente o solo;
– adubar convenientemente a cultura;
– observar a densidade de plantio recomendada;
– controlar ervas invasoras e pragas;
– colher na época certa, sem retardamento demasiado;
– regular corretamente a combinada;

As perdas podem ser restringidas a um mínimo de 2%, porém falhas na condução da cultura e nas operações de colheita podem elevá-las a índices superiores a 20%.
Rendimento
2161077
Usando a tecnologia disponível para a produção de soja, é possível atingir rendimento superior a 3.500 quilos de grãos por hectare, se a cultura culta com condições favoráveis de clima e solo. Rendimentos mais elevados têm sido registrados em condições especiais.