COLHEITA DE CANA MECANIZADA E SEM QUEIMADA JÁ SUPERA A MANUAL NA REGIÃO DE ARAÇATUBA

As usinas do Estado de São Paulo já estão iniciando a colheita deste ano. A previsão é de que pela primeira vez a colheita mecanizada (sem queimadas), vai superar a manual. Dados preliminares indicam que a colheita mecanizada pode chegar a 52% do total. Segundo Antônio César Salibe, profundo conhecedor do setor, a legislação estabelece que até 2014, toda área com declividade até 12% deve ser mecanizada. Até 2017, não poderá haver queimadas em São Paulo. No entanto, alguns especialistas acreditam que as usinas podem antecipar este prazo diante do avanço da mecanização.
Segundo Salibe, o Brasil tem 8 milhões de hectares cultivados, com moagem de 650 milhões de toneladas de cana. O Estado de São Paulo tem 5 milhões de hectares cultivados e moagem de 350 milhões de toneladas. A região ainda pode aumentar a área plantada em 20%.
Com o Estado de São Paulo chegando ao seu limite no aumento da área cultivada com cana-de-açúcar, os investimentos já estão sendo feitos em outros estados. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, há 21 usinas em operação, contra apenas 8 em safras passadas.
QUEIMADAS
O fim das queimadas em São Paulo é uma antiga reivindicação de ambientalistas. O governo estabeleceu cronograma para redução de queimadas e ainda propôs protocolo agroambiental com as usinas. Com isso, várias medidas preservacionistas são adotadas. A redução das queimadas é uma delas (O Liberal Regional, 16/3/10)