Emater mostra que cores e flores elevam a qualidade de vida

Não-Me-Toque/RS

Na parcela de Jardinagem e Paisagismo, da 11ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS, os extensionistas recebem os visitantes e entregam duas fitas, uma cinza e outra colorida. Durante a apresentação essas fitas simbolizam um propósito de mudança na propriedade, abandonando o cinza e tornando-a colorida. Por meio de um protótipo de uma propriedade, os extensionsitas mostram uma casa sem pintura, com lixo espalhado, sem grama e sem cuidado.
Após a explicação, a casa se transforma e aparece pintada, com jardim, destino correto do lixo, ou seja, com aparência agradável. De acordo com o coordenador do espaço, o técnico da Emater/RS-Ascar, Ademir Trombeta, a idéia é provocar a reflexão e mostrar que com pequenos cuidados e ações é possível melhorar a qualidade do ambiente em que se vive.
Para a professora de Tapera, Sandra Crestani, a apresentação da parcela foi excelente e muito criativa. “Adorei a simbologia das cores e a dinâmica da apresentação. Faz todo mundo pensar, até vou aproveitar para trabalhar isso com os alunos”, disse.
Da mesma opinião é a moradora de Não-Me-Toque, Elaide Kaiser. Ela afirma que a casa é o espelho da propriedade. “Pelo estado que está a casa, a gente vê o cuidado que se tem ou não com toda a propriedade”. Elaide disse que na apresentação ficou clara a importância dos arredores da propriedade e a influência dele na qualidade de vida.
Outro enfoque da parcela sobre Paisagismo e Jardinagem é mostrar que a atividade pode ser fonte de renda ou, pelo menos, de economia. Segundo Trombetta, desde outubro de 2009 até a data da feira foram produzidas na estufa da parcela cerca de 90 mil mudas de flores, que foram utilizadas para o embelezamento da área da Emater/RS-Ascar no parque.
“Para cultivar essas mudas foi feito um investimento de cerca de R$ 30 mil. Se comprássemos essas mudas seriam gastos cerca de R$ 50 mil”, avalia Trombeta, dizendo que a floricultura pode ser uma alternativa de renda para as famílias rurais.
No espaço do Paisagismo e Jardinagem há cerca de 15 espécies de mudas no viveiro. A equipe está fazendo cerca de 30 apresentações por dia, a partir das 8h30 da manhã.
Fonte: Emater/RS

One thought on “Emater mostra que cores e flores elevam a qualidade de vida

  • Março 18, 2010 at 11:37 am
    Permalink

    Ações deste tipo precisam ser repetidas em todo Brasil. Dignidade é tudo, dignidade é qualidade de vida.

Comments are closed.