FÓRUM DA SOJA DISCUTE O USO DO ÓLEO EM MOTORES DIESEL

O segundo dia da Expodireto Cotrijal foi aberto com a realização do 21º Fórum Nacional da Soja, no auditório central, que permaneceu lotado até o final das exposições.
Participaram da abertura o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o presidente da CCGL, Caio Vianna, o presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto e o presidente da Emater, Mário Nascimento.
A moderadora do debate foi a jornalista Ana Amélia Lemos, e os palestrantes o assessor técnico do senador Gilberto Goellner, Paulo de Moraes; o diretor e consultor da Safras e Cifras, Cilotér Iribarrem; o diretor de comodities da BM&F Bovespa, Ivan Wedekin; o analista de mercado da Agroconsult, Marcos Rubin, e o diretor e analista da AgRural, Fernando Muraro Jr.
Dentre os temas discutidos estavam o abordado por Paulo de Moraes, que foi “o uso de óleo de soja refinado como combustível de motores diesel”. Segundo ele, alguns países da Europa e até os Estados Unidos já utilizam o óleo refinado de soja há mais de 10 anos em empresas de ônibus, caminhões, trens de carga e navios. “Já existe até a produção de tratores que operam 100% com este combustível. Eles possuem dois tanques, um pequeno para o diesel e outro para o óleo e, inclusive as emissões de gases já estão em conformidade com a legislação.” No Brasil existem algumas tentativas de utilização do óleo e alguns testes já foram realizados com sucesso. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma empresa recolhe o óleo de cozinha utilizado em restaurantes, que depois é processado e usado por uma empresa de ônibus (Assessoria de Comunicação, 16/3/10)