Pantanal debate biocombustíveis com aguapés

biodieselCorumbá/MS

Acontece nesta quinta-feira (18) e sexta-feira, uma reunião interna na Embrapa Pantanal para a discussão de um projeto de pesquisa que avalia a viabilidade da produção de biocombustíveis a partir de aguapés que descem o rio Paraguai.
O projeto se chama “Produção de biocombustíveis a partir de ilhas flutuantes de biomassa em planícies de inundação do Brasil: estudo de caso no Pantanal” e será apresentado nesta quarta-feira à tarde, dia 17, à Prefeitura de Corumbá (MS).
Ele integra instituições como Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Embrapa Labex EUA, Embrapa Agroenergia, Grupo Combustíveis Alternativos e Laboratório de Engenharia Ecológica, ambos da Unicamp, a empresa Bioware de Campinas (SP) e a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O pesquisador Ivan Bergier, da Embrapa Pantanal, vem monitorando o fluxo dos aguapés, conhecidos como camalotes, pelo rio Paraguai desde janeiro de 2008. Uma câmera de vídeo foi instalada às margens do rio em meados de 2009 para monitorar a passagem das plantas aquáticas, permitindo mensurar a quantidade de biomassa exportada ao longo do tempo e verificar a sazonalidade da exportação. “Com esses dados, vamos definir a estratégia de captura das plantas. Já se sabe que o auge da exportação coincide com o período de cheia que vai de maio a julho”, disse Ivan.
A parceria com a Unicamp vai permitir o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado que aborda a questão da sustentabilidade da produção de biocombustível a partir do camalote do Pantanal. “O uso do recurso natural deve dinamizar a economia local, mas sem comprometer a estrutura e o funcionamento do ecossistema”, afirmou o pesquisador.
A dissertação deverá abordar ainda o uso do aguapé no projeto “Sustentabilidade da Suinocultura em São Gabriel do Oeste”, liderado pelo pesquisador Ivan Bergier. “A proposta é utilizar o aguapé como elemento filtrante do biofertilizante líquido produzido pelos biodigestores, de modo a reduzir o potencial de contaminação do solo, água e emissão de gases de efeito estufa”, explica.
A biomassa do aguapé “cultivada” nas lagoas pode ter destinos nobres como a produção de fertilizantes, fibras e bioenergia, incrementando a renda de pequenos e grandes produtores de suínos.
A produção de biocombustível a partir do aguapé nativo do Pantanal ou cultivado em sistemas integrados de produção é interessante do ponto de vista da renovabilidade. Se a biomassa é plantada em solo, como a soja para produzir biodiesel, seria preciso o emprego de insumos não renováveis, como fertilizantes e combustíveis de origem fóssil, o que reduz substancialmente sua sustentabilidade.
No caso do camalote nativo, como a planta é produzida na planície e se desloca naturalmente pelo rio, esses insumos são desnecessários. “No caso da produção de aguapé em lagoas de suinocultura também não haveria necessidade de deslocar áreas de produção de alimentos para produzir biocombustíveis”, explicou.
A Embrapa Pantanal identificou o potencial de produção do biocombustível a partir desta biomassa e buscou parcerias para o início da pesquisa. A Embrapa Agroenergia, em articulação com a Embrapa Labex-EUA, realizará a caracterização da biomassa dos aguapés e do óleo extraído desta matéria-prima.
Também está sendo desenvolvida, sob orientação do pesquisador Ivan, uma dissertação de mestrado em Estudos Fronteiriços (UFMS-CPAN), pela aluna Cristiane Nogueira de Jesus, cujo objetivo é avaliar o papel socioeconômico e cultural que o camalote desempenha na sociedade fronteiriça e com isso subsidiar as bases para o uso sustentável dessa biomassa.
PROCESSO
O projeto vai estudar o potencial dos camalotes para a produção de gás de síntese (syngas). Amostras de ilhas flutuantes de aguapé, que descem o rio Paraguai, serrão secas, moídas e processadas em um reator, onde serão transformadas em bio-óleo. Após todo esse processo, esse bio-óleo será convertido em syngas, que, atualmente no Brasil é produzido a partir do petróleo. O aguapé também é encontrado em represas de hidrelétricas e barragens. Neste contexto, a retirada dessas plantas soluciona problemas técnicos nas turbinas.
“O aguapé é uma alternativa potencial para produção de energia renovável”, afirma o pesquisador da Embrapa Agroenergia, José Dilcio Rocha, que estará presente na reunião. Segundo ele, o syngas, além de ser um biocombustível, também pode ser utilizado na produção de fertilizantes, diesel sintético e outros produtos químicos.
A partir das informações apresentadas, de acordo com Carlos Alberto Luengo, líder do projeto e pesquisador da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), é possível identificar oportunidades para fomentar o desenvolvimento sustentável regional por meio do incentivo e criação de tecnologias para a conversão em biocombustíveis de plantas aquáticas flutuantes exportadas pelo rio Paraguai.
O projeto é liderado pela Unicamp e Embrapa Pantanal e será desenvolvido com recursos do CNPq, por meio do edital CT-Energ52, do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), e da Embrapa, por meio do Macroprograma 2. Macroprogramas fazem parte do sistema de gestão da Embrapa para o desenvolvimento de pesquisas.
Fonte: Embrapa Pantanal

3 thoughts on “Pantanal debate biocombustíveis com aguapés

  • Março 19, 2010 at 1:02 pm
    Permalink

    Está CHUVENDO muitas INFORMAÇÕES na INTERNET & AGUAPÉ
    Prezados Cidadãos Brasileiros,
    Muitas informações sobre o AGUAPÉ está circulando na INTERNET e isso nos leva a acreditar que conseguiremos as nossas Merecedoras Colheitas de muitos Bons Frutos porque empenhamos ESFORÇOS para isso.
    Temos recomendado à cada um dos Interessados pelo AGUAPÉ empenhar uma pouco mais de ESFORÇOS, dando ênfase na QUESTÃO da SOMA de ESFORÇOS (UNIÃO) da Sociedade Brasileira, em especial os nossos Governantes & Parlamentares, PESQUISADORES, Fiscais Federais Agropecuários, Associações / Cooperativas de Produtores Rurais, entre outros.
    A Equipe BR do AGUAPÉ tem apresentado, nos Meios de Comunicação, em especial na INTERNET que, através dessa SOMA de ESFORÇOS (UNIÃO) da Sociedade Brasileira o BRASIL conseguirá dar um Grande SALTO no seu Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.
    NOTA 01: fica aberto o Seu Espaço para apresentação das suas manifestações (Comentários & Sugestões) – elas serão sempre Bem Vindas. e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.
    ALERTA 02: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM.
    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,
    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  • Abril 15, 2010 at 8:37 am
    Permalink

    Cidadãos & Pesquisadores deste Brasil
    A SOLIDADRIEDADE é FUNDAMENTAL para obtermos BONS RESULTADOS – OS RESULTADOS SUSTENTÁVEIS ! ! ! ! ! ! !
    Através da SOLIDARIEDADE podemos desenvolver PESQUISAS com mais OBJETIVIDADE, menor CUSTO e com maior RAPIDEZ – não se esqueçam que a situação SOCIAL deste BRASIL há muito tempo cobra por mudanças de atitudes / posturas dos Cidadãos Brasileiros, em especial os “Servidores do ESTADO”, onde incluo os Políticos, Pesquisadores e Funcionários Públicos.
    Quando se descobre que o AGUAPÉ é um FANTÁSTICO RECURSO NATURAL (*) precisamos preocupar com a ORGANIZAÇÃO da PRODUÇÃO BRASILEIRA do AGUAPÉ e isso sugere que devemos trabalhar para Regulamentar a Produção do AGUAPÉ e estabelecer Padrão Oficial de Qualidade – POC do AGUAPÉ & DERIVADOS (Normas de Identidade e Qualidade / Padrão Comercial) certo que facilitará a Comercialização no Mercado Interno & Internacional, como outras medidas necessárias para iniciar a Implementação da Produção do AGUAPÉ no Brasil.
    (*) a Equipe BR do AGUAPÉ acreditou e conseguiu dar o 1º PASSO SUTENTÁVEL – obter o RECONHECIMENTO da Importância do AGUAPÉ perante a Sociedade Brasileira.
    A Equipe BR do AGUAPÉ acredita no 2º PASSO SUSTENTÁVEL: está certo que o AGUAPÉ terá fáceis Aplicações Imediatas, sem maiores DIFICULDADES – o AGUAPÉ pode ser utilizado na ADUBAÇÃO dos SOLOS AGRÍCOLAS promovendo AVANÇO FANTÁSTICO na Agropecuária ORGÂNICA (SAÚDE para a Sociedade Brasileira) e como um Importante Ingrediente para Ração Animal, capaz de FREAR a MOCULTURA da SOJA.
    NOTA: devido aos Altos Níveis de POLUIÇÕES de inúmeras Bacias Hidrográficas requer definir as ÁREAS / REGIÕES que merecem CUIDADOS ESPECIAIS, pois podem apresentar CONTAMINAÇÕES PERIGOSAS (LETAIS) que torna PROIBITIVA a sua utilização DIRETA.
    Existem algumas DIFICULDADES para MUITOS, mas com a UNIÃO (Soma de Esforços) da Sociedade Brasileira, em especial os nossos Governantes & Parlamentares, Pesquisadores e Funcionários Públicos, conseguiremos mais rapidamente as SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS para todos os Interessados pelo AGUAPÉ, certo que poderemos BENEFICIAR MELHOR os Cidadãos Brasileiros de Norte a Sul deste BRASIL CONTINENTAL.
    Depois desse 2º PASSO SUSTENTÁVEL a Equipe BR do AGUAPÉ acredita que surgirá um LEQUE FANTÁSTICO de necessidades imediatas de Milhares de Pesquisas, mas só obteremos RESULTADOS SUSTENTÁVEIS (OBJETIVIDADE, menor CUSTO e maior RAPIDEZ) se for preservado o ESPÍRITO de SOLIDARIEDADE & UNIÃO.
    Dê um BASTA ao Corporativismo “Burro” – NÃO é SUSTENTÁVEL ! ! ! ! ! ! !
    NOTA 01: o RELATO da sua Experiência de Vida pode VALER muito mais que RESULTADOS de PESQUISAS NÃO-ÉTICOS.
    NOTA 02: muita SOLUÇÃO pode vir do Próprio Povo Brasileiro e por essa razão pedimos que avalie o que apresentamos e se julgar oportuno nos apresente as suas manifestações (Comentários & Sugestões) – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.
    TENDÊNCIA: é favorável ao AGUAPÉ – caso o MUNDO não parar de “CRESCER” a Produção & Industrialização do AGUAPÉ vai ser MAIS NESCESSÁRIO, pois as POLUIÇÕES tenderão à “CRESCER”
    ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM.
    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,
    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  • Abril 17, 2010 at 10:04 am
    Permalink

    Porque iniciar a sua Produção do AGUAPÉ ? ? ? ? ? ?
    Prezados Cidadãos Brasileiros,
    Apresento abaixo algumas DICAS para os Produtores Rurais do porque iniciar a sua Produção do AGUAPÉ:
    Além de contribuir para a Preservação do Meio Ambiente, VOCÊ poderá ter uma Produção de 250 a 400 ton / ha / ano de AGUAPÉ, sem DESPESAS com Preparo do SOLO / ADUBAÇÃO / DEFENSIVOS, e pode fazer uso, muito rapidamente, sem maiores dificuldades – logo após 3 – 5 meses a partir do início da sua produção.
    Veja abaixo como e onde aplicar o AGUAPÉ:
    1) Adubo VERDE – o AGUAPÉ, pré-triturado ou não, pode ser distribuído diretamente no Solo Agrícola, visando Incorporação de Matéria Orgânica & Minerais. Uma ADUBAÇÃO de Boa Qualidade que sai quase que a CUSTO ZERO.
    2) Produção de Farelo do AGUAPÉ & Adubo Líquido do Sumo do AGUAPÉ. Um Excelente Insumo para Produção Agropecuária (ORGÂNICOS) – Esses dois ISUMOS podem ser produzidos, também, quase que a CUSTO ZERO.
    3) O AGUAPÉ, também, pode ser utilizado para Produção de BioFertilizante & Biogás, também quase que a CUSTO ZERO – As Cooperativas & Empresas que já utilizam BioDigestão de Dejetos podem ampliar sua Produção / LUCROS dos referidos Produtos, utilizando o AGUAPÉ que sai quase que a CUSTO ZERO.
    4) O AGUAPÉ, também, pode ser utilizado sem grandes dificuldades por quem atua com Produção de Papel – Mercado Interno & Externo. O AGUAPÉ é a Matéria Prima que sai quase que a CUSTO ZERO, apresentando Produtividade muitíssimo superior que as usuais alternativas – isso já é adotado na CHINA.
    5) Para aqueles que atuam na Produção Industrial de Ingredientes / Alimentos Processados, podem, também, Produzir Farinha do AGUAPÉ que poderá se tornar num Importante Ingrediente para Melhorar a Dieta Alimentar visando o combate da Carência Mundial do TRIPTOFANO & Outras Necessidades NUTRICIONAIS, com boas possibilidades de EXPORTAÇÃO – com custo da BIOMASSA quase que a CUSTO ZERO.
    6) Existem Milhares de Aplicações para o AGUAPÉ – a Demais Aplicações só terá sentido depois que já tiverem sido Implementadas Milhares de Pequenas Barragens e nelas forem Implementadas a Produção do AGUAPÉ – muitas PESQUISAS já foram iniciadas precipitadamente e isso NÃO é BOM para o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.
    CUSTO: Custo da Implementação de uma Pequena Barragem, entre outros que requer para o Manejo, Colheita e Processamento.
    LUCROS: com a Produção do AGUAPÉ VOCÊ pode ter sua Matéria Prima quase que a CUSTO ZERO – VOCÊ pode estimar facilmente os seus FABULOSOS LUCROS.
    TENDÊNCIA: é favorável ao AGUAPÉ – Caso a População Mundial não parar de “CRESCER” a Produção & Industrialização do AGUAPÉ vai ser MAIS que NESCESSÁRIO, pois as POLUIÇÕES tenderão à “CRESCER”, em Progressão Geométrica.
    NOTA 01: devido aos Altos Níveis de POLUIÇÕES de inúmeras Bacias Hidrográficas requer definir as ÁREAS / REGIÕES que merecem CUIDADOS ESPECIAIS, pois podem apresentar CONTAMINAÇÕES PERIGOSAS (LETAIS) que torna PROIBITIVA a sua utilização DIRETA.
    NOTA 02: muita SOLUÇÃO pode vir do Próprio Povo Brasileiro e por essa razão pedimos que avalie o que apresentamos e se julgar oportuno nos apresente as suas manifestações (Comentários & Sugestões). – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.
    ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM – Já sabe qual o CANDITADO / 2010 em que Deve VOTAR ? ? ? ? ? ?
    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,
    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

Comments are closed.