Açúcar dá sinais de recuperação em Nova York

cg_acucar_15_220y1Os preços do açúcar tipo demerara dispararam ontem no mercado futuro da bolsa de Nova York (ICE Futures US). O contrato para entrega em maio, que possui maior liquidez, fechou em alta de 3,82%, cotado a 19,03 centavos de dólar por libra-peso, recuperando-se parcialmente das últimas perdas. As cotações foram puxadas por compras de fundos e especuladores, influenciados basicamente por análises gráficas de preço.
Participantes do mercado avaliam que a commodity pode ter alcançado um piso depois de desabar 35% desde que bateu o recorde de 29 anos, no começo de fevereiro. Por isso, muitos investidores resolveram liquidar contratos de venda, que funcionam como uma aposta na queda dos preços. Embora o mercado ainda esteja volátil, analistas acreditam que os preços estejam se acomodando e possam começar a se recuperar daqui para frente.
A maioria das commodities agrícolas subiu ontem, apesar da alta do dólar, que reduz o poder de compra dos agentes que operam com outras moedas, e da queda do petróleo, que afeta a competitividade dos biocombustíveis. Em Nova York, o café para entrega em maio avançou 1,46%, para 135,55 centavos de dólar por libra-peso. Na Bolsa de Chicago, os contratos de milho, também para maio, tiveram valorização de 0,53%, cotados a US$ 3,76 por bushel (medida equivalente a 25,40 quilos).
Gerson Freitas Jr
Fonte: O Estado de São Paulo