Morosidade pode levar Brasil ao desabastecimento de insumos agrícolas, enfatiza deputado Micheletto

Um alerta feito em fevereiro pela Câmara Temática de Insumos Agropecuários do Ministério da Agricultura começa a ressoar na Câmara dos Deputados. O excesso de burocracia e a falta de um sistema informatizado para a análise dos pedidos de registro ou de alterações nas fórmulas de produtos agroquímicos têm levado muitas empresa fornecedoras a migrar para outros países do Mercosul, deixando o produtor rural brasileiro desabastecido.
Apesar das inúmeras ações já realizadas, o ajuste regulatório necessário para a regulamentação de alterações na composição das fórmulas ainda não ocorreu. A responsabilidade é dos ministérios da Agricultura, Saúde e Meio Ambiente. Apesar da morosidade, as ações de fiscalização da produção e uso dos defensivos foram intensificadas, causando a interdição e até a suspensão de linhas de produção.
Em razão disso, os parlamentares da Comissão de Agricultura aprovaram hoje um requerimento para debater, com a presença de representantes dos três ministérios, o impacto da situação para a agricultura brasileira. A iniciativa foi do deputado Moacir Micheletto (PMDB/PR). Para o parlamentar, é preciso dar máxima prioridade à análise dos processos dos defensivos para que o Brasil não tenha que importar.
Fonte: Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados