Aparecida do Taboado inicia hoje implantação de viveiro de seringueiras

Inicia nesta segunda-feira, 22 de março, em Aparecida do Taboado, a implantação do viveiro de mudas do “Projeto Seringueiras”. O objetivo é diversificar a produção rural no município, que foi sempre marcada pela pecuária. O projeto utiliza recursos do Ministério da Agricultura e Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O viveiro visa o atendimento de 40 produtores com a produção de 200 mil mudas. O técnico do Senar, Clóvis Tolentino acompanha a ação durante todo o dia. “O projeto pretende transformar Aparecida do Taboado em um pólo de seringueiras. É uma região com bastante potencial por ter características que contribuem para crescimento dessas plantas”, explica.
De acordo com o vice-prefeito de Aparecida e também um dos primeiros e idealizar o projeto, Gustavo Carvalho, a idéia inicial era montar um grupo de compras para a aquisição das mudas de seringueira. Após pesquisar, concluíram que implantando um viveiro na cidade, os custos cairiam 80%. “Com esse projeto, nossa expectativa é de crescimento para a cidade. O importante é fixar o homem do campo no campo, porque é lá que ele pode gerar crescimento para a cidade”, avalia.
Os produtores que serão beneficiados com o viveiro foram também capacitados, participaram de cursos do programa Empreendedor Rural e no dia 10 deste mês visitaram uma usina de beneficiamento de borracha e um seringal no norte do estado de São Paulo. “Conhecer de perto um pouco da cadeia produtiva do látex é importante. Vou embora com muitas informações e animado com as perspectivas do plantio de seringueiras”, avalia o produtor Rogério Souto.
SENAR/MS