24.03 – Agricultura familiar tem espaço em feira de economia solidária

 

Diferentes tipos de artesanato, licores com sabores do cerrado, doces, geléias e uma grande variedade de outros produtos tanto da agricultura familiar quanto de pequenos grupos empreendedores. É isso que os visitantes da I Feira Regional de Economia Solidária do Pantanal, que acontece em Anastácio, nos dias 26, 27 e 28 de março poderão ver. Muitos desses produtos são de participantes do Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma, que terá um estande especial no evento.

 

São cinco grupos do Território expondo os mais variados produtos. Do Distrito de Palmeiras, um grupo traz artesanato com cascas e sementes do cerrado, já de Bodoquena, haverá peças como chapéus e bolsas feitas com fibra de taboa e bananeira. Para quem prefere degustar sabores diferentes, a comunidade Água Doce, de Bela Vista, traz licores, o grupo Pé da Serra vem de Bonito com doces e rapadura e os produtores do grupo Guaicuru trazem de Terenos, o mel e seus derivados.

 

No estande do Território da Reforma todos os produtos estarão com o selo do projeto e os visitantes poderão conhecer e comprar o que está exposto. “Participar da feira dá visibilidade aos nossos produtores, o que ajuda no nosso objetivo de comercialização, tanto durante o evento como também depois, com outros compradores”, avalia a agente de comercialização, Cláudia Matos.

 

A economia solidária é um sistema de produção centralizado na valorização do ser humano e não do capital, que busca formações associativistas e de cooperativas. “O grande objetivo da realização dessa feira é mostrar o trabalho dos grupos expositores e divulgar o movimento de economia solidária. Um diferencial é que vamos trabalhar também com a formação dos participantes através de oficinas e seminários”, ressalta Marinalva Angélica Leite, coordenadora do evento.

 

Participam da feira um total de 40 expositores vindos de oito municípios do Estado além de Anastácio. O evento recebe produtos de Bela Vista, Nioaque, Bodoquena, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Corumbá e Campo Grande.

 

Sobre o Território da Reforma

 

O Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma tem o objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais, fortalecendo a organização, diversificação e sustentabilidade do agronegócio. Tem como metas aumentar a venda de produtos da agricultura familiar no mercado local, gerar novos postos de trabalho, aumentar a renda dos produtores rurais e diversificar as matrizes econômicas.

 

O Território da Reforma é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Desenvolve ações nos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracajú, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.

SENAR – MS