Tüv Rheinland firma acordo com governo de Minas Gerais para certificar laticínios

A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos de certificação e inspeção mundiais, firmou acordo de cooperação técnica com o Polo de Excelência do Leite, um programa de fomento ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, a fim de certificar perante normas nacionais e internacionais cerca de 100 empresas de laticínios da Zona da Mata e Campos das Vertentes. A elaboração de normas para certificação de laticínios é inédita no Brasil.

Hoje (23 de março), a partir das 14h, durante o 11º Congresso Pan-Americano do Leite, no Minascentro, em Belo Horizonte, haverá a assinatura simbólica do acordo por parte do representante técnico da TÜV Rheinland, Daniel Gularte, e do secretário de estado Alberto Duque Portugal.

De acordo com Gularte, as certificações têm como objetivo fortalecer a excelência na produção de laticínios da região, garantindo a qualidade local já consagrada do leite e de seus derivados, bem como favorecer a entrada no mercado internacional desses produtos.

“Certamente será um passo muito importante aos produtores da região do Polo de Excelência do Leite, que melhorarão ainda mais a qualidade dos produtos e passarão a contar com certificações que os credenciam à expansão no mercado nacional e internacional”, avalia ele.

Segundo Regina Toscano, superintendente técnica da TÜV Rheinland, o processo será rigoroso e gradual, sendo que os fabricantes homologados receberão um selo. A expectativa é de que saia a primeira unidade certificada em julho.

Sobre a TÜV Rheinland

O Grupo TÜV Rheinland é um dos maiores em certificações no mundo. Fundada na Alemanha há mais de 130 anos, a organização tem uma trajetória marcada pela seriedade, profissionalismo e independência. Há cerca de 30 anos, iniciou seu processo de internacionalização, a partir da Europa. Desde então, a rede não parou de crescer. A marca TÜV Rheinland está presente em milhares de produtos ao redor do mundo, garantindo que são seguros para usuários e consumidores.

No Brasil, a empresa possui por volta de seis mil certificações ativas, atendendo a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. É uma empresa acreditada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), tendo forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, equipamentos de proteção individual, produtos médicos, produtos mecânicos de recreação e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças e entretenimento, entre outros.

G.P. Comunicação