BRS Sulina: ervilha leguminosa precoce e uniforme
Destinada à forragicultura, a variedade de ervilha BRS Sulina tem aptidão para alimentação animal e cobertura de solo. A leguminosa exibe um desempenho inicial muito rápido e se destaca das demais pela precocidade e uniformidade de crescimento. Sob a coordenação das unidades Hortaliças e Trigo da Embrapa, o melhoramento conduzido nas condições do Planalto Central contemplou espécies de Pisum sativum L. nativas do Sul do País.
O material foi trazido para o Distrito Federal, onde há um clima mais ameno a mil metros de altitude. Aqui, fomos selecionando materiais que tivessem rusticidade, resistência a doenças e, principalmente, volume de massa verde — explica Warley Nascimento, pesquisador da Embrapa Hortaliças.
Com um rendimento em torno de 1,5 toneladas de grãos e cerca de 13 toneladas de massa verde, a variedade supera alternativas como a ervilhaca, aveia e nabo. Extremamente adaptada à Região Sul, a BRS Sulina proporciona grandes reduções de custo aos produtores de diversos segmentos.
A utilização de cobertura, principalmente no inverno, antecede o plantio de gramíneas como arroz, milho e aveia. Então, há redução na aplicação de adubos nitrogenados, ou seja, menor quantidade de fertilizantes. A ervilha é capaz de fixar o nitrogênio e doar para cultura seguinte. Há ainda a diminuição na aplicação de herbicidas, porque o cultivo sobre a massa economiza no combate às invasoras — menciona.
A Embrapa e a Emater trabalharam junto aos produtores em unidades de observação, testando esse material em diversas propriedades e incentivando a disponibilização dessa semente. De acordo com o pesquisador, o processo de transferência tecnológica precisa ser melhorado. Ele afirma que, devido à demanda das propriedades sulistas, a produção de sementes será retomada.
Ervilha_forrageira
Embrapa Hortaliças
You must be logged in to post a comment.