EMBAIXADAS BRASILEIRAS TERÃO ADIDOS AGRÍCOLAS PARA DIVULGAR ETANOL
A partir de abril, diversas embaixadas brasileiras vão contar com especialistas na área agrícola, que terão entre suas prioridades a promoção do etanol brasileiro de cana-de-açúcar. Os novos adidos diplomáticos serão nomeados pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inicialmente para as embaixadas da África do Sul, Argentina, Bélgica, China, Estados Unidos, Japão, Rússia e Suíça.
“Sabemos que a diplomacia brasileira é competente, mas falta acrescentar um conhecimento mais técnico para questões agrícolas em nossas embaixadas. E estes profissionais vão agregar este tipo de informação,” relatou Célio Porto, secretário de relações internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em visita à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) nesta terça-feira (23/03) juntamente com dez futuros adidos agrícolas.
A pedido do Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, os novos adidos passaram por um processo de seleção em dezembro de 2009. Durante a visita à UNICA, o grupo recebeu informações detalhadas a respeito da produção e uso do etanol e ouviu detalhes sobre as oportunidades comerciais abertas ao etanol brasileiro devido a suas vantagens competitivas.
O diretor executivo da UNICA, Eduardo Leão de Sousa, explicou que por trás das vantagens do etanol produzido no Brasil está a sustentabilidade dos sistemas de produção em uso no país. Ele avaliou, por exemplo, o potencial do produto no principal mercado consumidor do mundo, os Estados Unidos, após a designação do etanol de cana-de-açúcar como “biocombustível avançado” pela Agência de Proteção Ambiental, a EPA (Environmental Protection Agency).
Para que os futuros adidos tenham conhecimentos práticos sobre os processos produtivos da cana, eles também participaram na segunda-feira (22/03) de uma visita técnica à Usina Cerradinho, localizada em Catanduva (SP). Além da cana, outros setores exportadores como o de carne e café também fazem parte do roteiro de viagem dos futuros representantes agrícolas nas embaixadas brasileiras (Unica, 24/3/10)