Caracu vai à Londrina para falar de carne de qualidade

caracuA raça Caracu chega à 50ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), de 01 a 11 de abril, com o objetivo de mostrar aos criadores de gado que é possível ganhar dinheiro com a pecuária de corte a partir do conceito carne de qualidade para os mercados exigentes dentro e fora do Brasil. Dia 8 de abril, (quinta-feira) na Casa do Caracu – dentro do Parque de Exposições Ney Braga –, será realizado um happy hour para convidados de todos os setores da cadeia produtiva, a partir das 18 horas, com a proposta de questionar como alcançar um patamar de qualidade que seja melhor remunerado. Pesquisadores, pecuaristas de diversas raças, representantes de entidades e parceiros de modo geral da pecuária já confirmaram presença. “Será um momento de debate para a pecuária, e não uma defesa de raças”, aponta o diretor da Associação Brasileira de Criadores de Caracu, Lício Isfer.

Dia 09 de abril (sexta-feira) haverá julgamento da raça com a presença de 150 cabeças, a partir das 9 horas. À tarde, o criador Ernesto Carvalho Dias, da Fazenda Chiqueirão (MG), receberá uma homenagem pelo um século de seleção Caracu. Dias, com 85 anos, conheceu a raça por meio do pai dele e tornou-se um dos principais criadores do Brasil, mantendo ainda hoje, um rebanho com genética fechada e influenciando plantéis em diversos locais. O encontro será na Casa do Caracu e faz parte das comemorações de 30 anos da ABCCaracu, cuja sede está em Palmas, no sudoeste paranaense. 

Encerrando a participação da raça em Londrina, dia 10 de abril (sábado), o “Leilão 30 Anos ABCC – Touros – Matrizes e Cruzamento Industrial”, às 20 horas, no recinto Horácio Sabino Coimbra. Realização da ABCCaracu e Rural Business Leilões.

Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Caracu