Uncategorized

ETANOL: LADEIRA ABAIXO

O álcool manteve forte desaceleração nas usinas nesta semana. Os preços médios do hidratado caíram para R$ 0,7572 por litro, 7% menos do que na semana anterior. O anidro recuou para R$ 0,8817, com queda de 6%. Os valores não incluem impostos e foram apurados pelo Cepea.
Antonio de Padua Rodrigues, diretor da Unica (entidade que congrega as usinas), diz que não há fundamentos no mercado para essa queda. A oferta de produto é pequena e o recuo está se baseando em uma quantidade muito restrita de álcool no mercado.
Apesar da forte queda de preços, o consumidor está demorando para voltar à mesma utilização de álcool de antes. Em outubro, o consumo diário somava 50 milhões de litros, volume que caiu para 25 milhões em fevereiro, devido à elevação dos preços.
Na primeira semana deste mês, o consumo diário subiu para 32 milhões de litros, e a expectativa é que o mês termine com média diária de 40 milhões de litros. Na bomba, pesquisa da Folha indicou queda de 6% nos postos da capital paulista nesta semana, com recuo de 18% em 30 dias (Folha de S.Paulo, 27/3/10)