Embrapa Meio-Norte: Peixe entra em ação contra a dengue

dengue 

 
Focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela, em parte do centro do município de Parnaíba, a 348 quilômetros ao norte de Teresina, e no bairro Mendonça Clark, também na área central da cidade, já começaram a ser povoados com o peixe Barrigudinho.

 

O trabalho começou na quinta-feira 25, e está sendo executado por equipes do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba. A ação será executada em todos os bairros do município que têm focos do Aedes aegypti. Os peixes, que se alimentam de larvas de mosquitos, estão sendo repassados pela Embrapa Meio-Norte.

 

O pesquisador Luiz Carlos Guilherme, que coordena a ação, diz que o peixe Barrigudinho é de extrema importância para o meio ambiente. Segundo ele, a constante aplicação de veneno, no combate aos mosquitos, deixa os insetos resistentes, o que compromete a eficiência do trabalho e a boa qualidade de vida das pessoas.

 

Membro da família Poecilidae, o Barrigudinho é um peixe comum no Brasil. Ele vive em córregos e em ambiente com água de pequena profundidade. O peixe, que também é conhecido como Lebiste, Guaru e Guppy, é rústico e resiste às variações de ambiente, além de reproduzir rápido, o que facilita muito a disseminação e sobrevivência da espécie.
——————————————
Jornalista Fernando Sinimbu
Registro 654 MTb/PI
(86) 3089-9118
fernandosinimbu@cpamn.embrapa.br
Embrapa Meio-Norte
Teresina – Piauí