TEREOS EMITIRÁ AÇÕES APÓS INCORPORAR GUARANI

A Tereos Internacional deverá fazer uma oferta primária de ações após a conclusão do processo de incorporação das ações da Açúcar Guarani, prevista para acontecer até o final de junho de 2010, de acordo com o futuro diretor presidente da empresa, Andre Trucy. O grupo francês Tereos anunciou a união dos ativos da Açúcar Guarani com os ativos de cereais da Tereos na Europa e os ativos de cana-de-açúcar no Oceano Índico na Tereos Internacional, uma empresa com receita estimada em US$ 2,5 bilhões.
De acordo com Trucy, antes da abertura de capital da nova empresa, haverá um processo de troca de ações da Guarani na BM&F Bovespa por ações da Tereos Internacional. Um comitê independente foi contratado para realizar a avaliação dos termos da operação e da relação desta troca. Uma avaliação feita no início de março mostrava, segundo o executivo, uma paridade 40% de Guarani para 60% para o negócio de amido da Tereos na Europa. “Mas a relação a ser utilizada para a incorporação será submetida a negociação e recomendação de uma comitê independente”, disse. Esta relação foi obtida considerando um patrimônio líquido da Guarani de 686 milhões de euros e um patrimônio dos negócios de amido da Tereos de 1,021 bilhão de euros.
O diretor presidente da Açúcar Guarani, Jacyr Costa Filho, ressaltou que a participação do Grupo Tereos na nova empresa apenas será conhecido depois que a incorporação das ações for realizada e a razão de troca for conhecida. “Antes da criação da nova empresa, a Tereos detinha 69% da Açúcar Guarani e 62% do negócio de amido da Tereos na Europa”, disse ele (DCI, 30/3/10)