Mangalarga marca presença na Expo Londrina 2010

mangalarga-marchaorO cavalo Mangalarga estará neste final de semana entre as atrações do primeiro turno da Expo Londrina 2010. A participação da raça no evento, considerado um dos mais importantes do agronegócio latino-americano, terá início na manhã deste sábado, prosseguindo até o domingo, 4 de abril.

Válida para o ranking anual promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), a Exposição Mangalarga de Londrina deverá reunir cerca de cem animais, provenientes dos principais criatórios do País. A tarefa de julgar esses exemplares ficará a cargo da experiente dupla de jurados composta por Benedito Carlos da Silva (andamento) e Lourenço de Almeida Botelho (Morfologia).

Marcados para acontecer na pista Roberto Requião, nas dependências do Parque Ney Braga, os julgamentos mangalarguistas incluirão disputas tanto na classe geral como nas classes de pelagens, um segmento que vem se desenvolvendo bastante na raça.

A programação incluirá ainda outra grande atração. Em comemoração ao cinqüentenário da Expo Londrina, o Núcleo Mangalarga do Norte do Paraná, presidido por Paulo Roberto Vilela Filho, irá promover uma inédita disputa de maneabilidade contra o cronômetro, que premiará o mais veloz conjunto do evento com uma moto zero quilômetro.

Segundo os organizadores da mostra, a participação da raça é bastante tradicional na Expo Londrina, ocorrendo desde as primeiras edições do evento. Os criadores da região destacam ainda que a criação no norte paranaense não é a mais expressiva em termos quantitativos, no entanto reúne criadores com plantéis de grande qualidade.

Circuito de exposições

A mostra londrinense será a quarta do calendário mangalarguista no ano de 2010. Aberto oficialmente no dia 06 de março, o circuito de exposições da ABCCRM já passou este ano pelas cidades de Tietê (SP), Avaré (SP), Umuarama (PR) e Vitória da Conquista (BA). Até o fim da temporada, a raça deverá promover ao menos outras vinte mostras, marcando presença nos principais eventos do agronegócio brasileiro.

Segundo a ABCCRM, as exposições representam uma importante ferramenta para o aprimoramento zootécnico da raça. Isso ocorre porque nesses eventos os animais são avaliados em diversos critérios, com o objetivo de que atinjam o padrão internacional do cavalo de sela.

Entre os itens avaliados pelos jurados nas mostras mangalarguistas estão a morfologia, a harmonia geral e a caracterização racial de cada um dos animais participantes. Outros pontos analisados pelos juízes são os aprumos dinâmicos, o passo e o andamento dos cavalos e éguas de diferentes idades que participam desses eventos.

Os animais premiados em cada uma das mostras realizadas ao longo da temporada somam pontos para o ranking anual promovido pela ABCCRM. Além de obter uma expressiva valorização, os primeiros colocados dessa lista colocam seus nomes de forma definitiva na história da raça. Exatamente por isso, criadores e expositores de todo País trabalham com afinco para que produtos de seus criatórios acumulem resultados expressivos no decorrer da temporada.

Mais informações no endereço eletrônico www.cavalomangalarga.com.br ou pelo telefone (11)3673-9400.

 

Assessor de Imprensa ABCCRMangalarga