06/04/2010 – Encontro discutirá mídia digital na comunicação das cooperativas de SC
O emprego da mídia digital em assessoria de comunicação de sociedades cooperativas. Este será o tema do 6o Encontro de Assessores de Comunicação do sistema cooperativista programado para 11 de maio, em Florianópolis, promovido pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).
O presidente da Ocesc, Marcos Antônio Zordan, destaca que a internet pode se transformar em grande aliado no esforço de comunicação interna e externa das cooperativas. Destaca que a abordagem dessa temática leva em conta que as redes sociais buscam aumentar a integração de seus colaboradores e o fluxo de informações entre suas divisões, departamentos e cooperativas, fortalecendo as funcionalidades e recursos existentes nos conteúdos oferecidos pela Assessoria de Imprensa. Isso significa gerar ambientes de troca de informações, de experiências e casos de sucesso em que todos são beneficiados, cooperados, dirigentes, trabalhadores e a sociedade em geral.
A principal atividade do encontro será a palestra da professora Pollyana Ferrari, jornalista e doutora em ciência da comunicação pela Universidade de São Paulo com a tese “A rizomática aventura da hipermídia”.
Pollyana atua há 23 anos no mercado editorial de tecnologia da informação, tendo dedicado os últimos 13 anos à Internet, acumulando os cargos de diretora de portal do iG e diretora da Editora Globo Online.
Ministra aulas nos cursos de graduação (jornalismo e multimeios) e na pós-graduação da PUC/SP (cursos de jornalismo online). Escreveu as obras Jornalismo Digital e Hipertexto, Hipermídia, ambos editados pela Editora Contexto. É diretora-fundadora da Polipress Cooperativa Digital.
CONTEÚDO
Pollyana expõe que a Web 2.0 pode ser definida como a segunda geração de serviços disponíveis na internet, o que permite às pessoas colaborarem e compartilharem informações online. “Redes sociais tornaram-se a resposta imediata de toda uma geração que se relaciona pela web, encontra seus empregos, trabalha, discute e adquire conhecimento pela rede. Além disso, é o resultado dos conhecimentos adquiridos pelas empresas que resistiram à crise da internet de 2001 e aprenderam com isso.”
A palestra contemplará as seguintes abordagens:
Web 2.0 (qual sua abrangência e significados práticos),
Compartilhamento de informações (se todos os indivíduos das cooperativas compartilham as informações pela rede, como fica o papel do assessor),
Caráter de interação (o usuário sente-se à vontade, num clima de estímulo e produção de conteúdo),
Blogs corporativos (muito além dos diários pessoais),
Flickr/myspace (como essas plataformas estão mudando a cara as empresas, das cooperativas, dos sindicatos e do governo) e
RSS (como os feeds de conteúdo e os agregadores podem mudar nosso dia a dia).
MARCOS A. BEDIN
Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP
Matrícula SJPSC 0172