Chuva atrapalha

cana-11

07/04/10 – O início da safra 2010 de cana-de-açúcar encontra problemas por conta das chuvas que têm caído nos últimos dias na região centro-sul do país. José Rodolfo Penatti, da Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana de Piracicaba e Região), informa que usinas da microrregião como a Santa Helena (do grupo Cosan), localizada em Rio das Pedras, precisaram rever o começo da moagem devido ao tempo chuvoso registrado neste outono.
“Eles (Santa Helena) começariam a moagem esta semana, mas o mau tempo fez com que houvesse a necessidade de adiar o início dos trabalhos para, pelo menos, no começo da semana que vem”, observa. Outras usinas passaram por problema semelhante e outras que já haviam começado a colheita, localizadas na macrorregião que abrange 75 municípios, precisaram interromper as atividades.
A primeira massa de ar polar do ano trouxe nuvens e frentes frias que inviabilizam a colheita de cana, assim como as condições climáticas adversas já haviam prejudicado o final da safra do ano passado por toda macrorregião. “As canas que foram plantadas no início da safra do ano passado cresceram bem, mas depois de setembro houve um pisoteio grande, com uma quantidade menor de mudas plantadas”, assinala.
PRODUTIVIDADE. A União da Indústria de Cana-de-Açucar destaca que as previsões meteorológicas disponíveis para 2010 apontam para um início de safra um pouco mais chuvoso do que o normal, porém com expectativa de clima frio e seco nos meses de inverno – julho, agosto e setembro. Esse é o período em que mais de 45% da cana é colhida. Com essa expectativa climática, espera-se também um aumento na concentração de açúcares na cana para índices melhores do que os observados na safra que se encerra.
A quantidade de ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) por tonelada de cana deverá atingir 138,59 quilos por tonelada de cana colhida. O índice representa um incremento de 6,3% em relação aos 130,36 quilos de ATR por tonelada colhida que devem ser observados no fechamento dos números para a safra 2009/2010.
Redução da colheita
Em contraste ao observado em outras regiões do país, a produção da safra deste ano deve ser menor em comparação com a produção do ano passado. Segundo informações da União da Indústria de Cana-de-Açucar, na região centro-sul devem ser moídas 595 milhões de toneladas de cana este ano, contra 541 milhões de toneladas da safra colhida no ano passado, um crescimento de 10%. Já a Coplacana estima uma redução de pelo menos 5% na colheita de 2010 na região. No ano passado, foram cerca de 35 milhões de toneladas moídas, cerca de 11 milhões de toneladas pertencentes a produtores de cana. Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açucar, os preços pouco remuneradores dos últimos anos e as condições climáticas atípicas em 2009 impactaram severamente o perfil do canavial a ser colhido na safra. Além do elevado volume de cana bisada (que sobrou do ano passado), observa-se uma redução significativa na quantidade de cana de primeiro e segundo cortes, que são os mais produtivos. Nota-se ainda o crescimento da proporção de cana de cortes mais velhos e menos produtivos.

Felipe Rodrigues
Fonte: Gazeta de Piracicaba