Em MG, ministério fecha 5 plantas de fertilizantes

Irregularidades no processo de produção de fertilizantes e falta de documentação determinaram o fechamento de cinco unidades produtoras e beneficiadoras localizadas nos municípios mineiros de Uberlândia e Araguari. A fiscalização foi feita pelo Ministério da Agricultura entre os dias 29 de março e 1º de abril.
Em nota, o ministério informou que os profissionais inspecionaram dez estabelecimentos e emitiram autos de infração para três empresas. Uma delas foi advertida por adicionar argila a fertilizante mineral simples, outra, por não apresentar a documentação necessária aos fiscais, e a terceira por não realizar controle de qualidade para metais pesados.
Nos quatro dias da ação, foram emitidos 16 termos de coleta referentes a 164,9 toneladas de fertilizante mineral, 35 toneladas de fertilizante orgânico e 6.700 litros de fertilizante líquido.
Na região do Triângulo Mineiro está concentrado importante polo de produção de fertilizantes, representando cerca de 40% da produção brasileira de adubos fosfatados e 10% do consumo nacional de adubos NPK (DCI, 6/4/10)